A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou nessa semana o resultado do Banco de Projetos 2013/2014. Foram contemplados sete projetos, entre animações infantis, dramaturgia, séries documentais, além de uma série com foco em cidadania. Cada projeto vai receber da EBC um valor que corresponde até 25% das propostas originais.
Para a seleção das propostas foram avaliados critérios como adequação à missão da empresa, modelo de negócios, possibilidades multiplataforma, caráter independente da obra, foco temático (sustentabilidade e cidadania, infanto-juvenil e história do Brasil), adequação do orçamento à proposta, ineditismo, parcerias e currículo da produtora.
No total, a EBC vai investir R$ 2.640.000,00 nos projetos, cinco de produtoras associadas BRAVI: “SOS Fada Madrinha” (Boutique Filmes), “Plano B (Mosquito Project)”, “Vida de Estagiário” (Glaz), “Guerras do Brasil.doc” (Buriti Filmes) e “O Baú do Lu” (TudoAzul Produções Cinematográficas e Glaz).
O Banco de Projetos é um sistema online para o cadastro de propostas de conteúdos audiovisuais, radiofônicas ou multimídia para as plataformas da EBC. É uma forma simples e democrática de poder investir na produção independente para a realização de conteúdos artísticos, educativos, culturais ou jornalísticos a serem vinculados na TV Brasil, da TV Brasil Internacional, TV Brasil Web, Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP, Portal EBC e Sistema Público de Rádios. As informações gerais sobre cada projeto contemplado estão no endereço eletrônicowww.ebc.com.br/bancodeprojetos
INSCRIÇÕES ABERTAS – SELEÇÃO 2014/2015
Já estão abertas as inscrições para os projetos da edição 2014/2015. Os produtores independentes devem criar um login e senha no sistema online para cadastro de propostas, inserir os dados nos campos de identificação solicitados e submeter um arquivo em “.pdf” contendo as informações requeridas para análise de proposta. O Banco de Projetos 2014/2015 ficará aberto até o dia 31 de dezembro de 2014, quando será encerrado para o início do processo de avaliação das propostas cadastradas. O resultado da seleção 2014/2015 será divulgado ainda no primeiro semestre de 2015. Entre os critérios 2014/2015 foram acrescentados aos já utilizados na avaliação da seleção anterior os focos temáticos Olimpíada e Paralimpíada.
Podem cadastrar projetos as pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos; as pessoas jurídicas de direito público; e as pessoas físicas ou jurídicas identificadas como produtoras independentes. Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia. As propostas serão avaliadas pelas áreas internas da EBC e encaminhadas para análise de deliberação do Comitê de Programação e Rede da EBC. As inscrições podem ser feitas pelo www.ebc.com.br/bancodeprojetos .