Entidades do audiovisual escrevem carta aberta à Ancine sobre núcleos criativos

SICAV, APRO, BRAVI e SIAESP escreveram em conjunto, no dia 1º de setembro, uma carta à Diretoria Colegiada da Ancine sobre a criação de Núcleos Criativos. Confira na íntegra o conteúdo da carta.

À Ancine

Diretoria Colegiada

O edital para o apoio à criação de Núcleos Criativos foi um dos grandes avanços promovidos por essa diretoria no conjunto de ações do FSA. É positiva a percepção do mercado que o investimento no desenvolvimento articulado de projetos gera resultados qualitativos incontestes. E a possibilidade de reunir um grupo qualificado que trabalhe em conjunto no desenvolvimento de ideias originais, dentro de uma produtora, pode tornar esse investimento ainda mais eficaz.

É importante, porém, que esse investimento seja feito em Núcleos Criativos que funcionem em empresas produtoras com efetiva capacidade de realização. Afinal, para projetos isolados de desenvolvimento, propostos por roteiristas ou realizadores, existe uma linha adequada para tal proposição.

Dessa forma, entendemos que a pontuação do currículo da produtora deve ter peso relevante na soma geral. O histórico de realizações é excelente indicador de capacidade de produção futura. Trata-se de investimento de recursos públicos e, quanto maior for a possibilidade de concretização de projetos desenvolvidos nos Núcleos Criativos, mais efetivo terá sido o investimento. Bons projetos precisam estar associados a empresas produtoras com real capacidade de torná-los filmes e/ou séries.

Pela presente parabenizamos essa Diretoria pelo aumento do peso do currículo das produtoras da avaliação das propostas. Uma sinalização clara da importância do histórico de realizações, como possibilidade efetiva de viabilização dos projetos desenvolvidos.

Renovamos nossos votos de estima e consideração.

São Paulo, 01 de setembro de 2016

Atenciosamente,

Paulo Roberto Schmidt

APRO – Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais

Mauro Garcia

BRAVI – Brasil Audiovisual Independente

André Sturm

SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo

Silvia Rabello

SICAV-RJ – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual

Para ter acesso ao documento original, clique aqui.

Tags: