Festival Ponte Nórdica traz ao CCSP uma seleção com filmes sobre diversidade, direitos humanos e histórias em sua maioria no feminino do norte da Europa

O Festival Ponte Nórdica chega à capital paulista entre os dias 26 e 29 de junho, trazendo ao Centro Cultural São Paulo (CCSP) uma seleção cinematográfica que atravessa fronteiras, promovendo o diálogo entre culturas por meio de filmes da Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca.

 Apresenta narrativas com temáticas LGBTQIAPN+, direitos humanos, povos originários nórdicos e histórias de mulheres que moldaram a cultura do norte europeu.

Entre os destaques da programação estão os filmes “Tove” e “Becoming Astrid”, que traçam retratos íntimos de duas das maiores autoras escandinavas do século XX. “Tove” mergulha na vida da artista finlandesa Tove Jansson, criadora dos mundialmente famosos Moomins, explorando sua arte, suas relações e sua identidade sexual em uma sociedade conservadora do pós-guerra. Já “Becoming Astrid” revela os anos formativos de Astrid Lindgren, autora de Pippi Meialonga, em uma narrativa que aborda maternidade, liberdade e transgressão em uma época de fortes restrições sociais, comemora os 80 anos da personagem Pippi Meialonga. Segundo as curadoras, Tatiana Groff e Erika Fromm, tanto ^Tove^ quanto ^Becoming Astrid^, retratam histórias de mulheres que ousaram e suas artes, que coincidentemente atuaram junto ao público infantil e são ícones de diversas gerações e suas infâncias nos países nórdicos até hoje.. 

Outro ponto alto do festival é a exibição única de “A Garota da Agulha” (The Needle Girl), cultuado filme nórdico exclusivo da plataforma MUBI, que será exibido pela primeira vez nos cinemas brasileiros. Com uma estética provocadora e um olhar sensível sobre temas como sexualidade, dor e reconstrução, o filme promete ser uma das sessões mais impactantes do Festival Ponte Nórdica.

Os filmes noruegueses “Sex” e “Love” — abordam a fluidez dos desejos e dos relacionamentos contemporâneos na juventude nórdica, explorando a intimidade com uma linguagem visual moderna e sem tabus.

A curadoria do festival também contempla obras que jogam luz sobre povos originários nórdicos, como os Sámi, e propõe reflexões sobre pertencimento, resistência e identidade no contexto da Europa do Norte.

O Festival Ponte Nórdica é uma iniciativa que busca construir pontes culturais entre os países nórdicos e o Brasil, promovendo a diversidade de vozes, histórias e olhares. Todas as sessões são gratuitas, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada exibição.

SERVIÇO
Festival Ponte Nórdica
Centro Cultural São Paulo – CCSP
26 a 29 de junho de 2025
Entrada gratuita
Mais informações e programação completa: Ponte Nórdica

 

Categorias: Cursos e Eventos Eventos Nacionais.