Grifa Filmes tem dois filmes selecionados para a Competição Internacional do 23º Festival É Tudo Verdade

A Grifa Filmes lançará dois documentários na 23º edição do Festival É Tudo Verdade, que acontece entre os dias 12 e 22 de abril. Os filmes The Cleaners e Zaatari, – Memórias do Labirinto, inéditos no Brasil, são coproduções da empresa com a alemã Gebrueder Beetz Filmproduktion. As exibições em São Paulo e Rio de Janeiro terão as presenças dos diretores, o premiado brasileiro Paschoal Samora, de Zaatari- Memória do Labirinto e os alemães Hans Block e Moritz Riesewieck, diretores de The Cleaners.

The Cleaners chega ao Brasil vindo de uma trajetória de sucesso em festivais como Sundance Film Festival e International Film Festival Rotterdan. No FIFDH (Genebra/ Suíça- 2018), ganhou o prêmio Gilda Vieira de Mello. Na Alemanha, os compositores da trilha concorrem a prêmio na 6ª edição do German Documentary Film Music Award. Em abril, será exibido no Hot Docs, no Canadá.

Fundada há 22 anos por Fernando Dias e Mauricio Dias, a Grifa Filmes é especializada na produção de importantes documentários e séries para cinema e televisão nos mercados brasileiro e internacional. Premiada em festivais de diferentes países, tem duas indicações ao International Emmy Awards. O portfólio da produtora é distribuído pelos mais importantes players em todo o mundo.

The Cleaners
Competição Internacional de Longas-Metragens

14/04 – 14h – Rio de Janeiro – Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Patria, 88)
15/04 – 15h – São Paulo – Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2.424)
17/04 – 19h – São Paulo – Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emilio (Rua Vergueiro, 1.000)

Dirigido pela dupla Moritz Riesewieck e Hans Block, com produção executiva de Fernando Dias, Mauricio Dias e Christian Beetz, o filme está fazendo uma carreira de sucesso em festivais internacionais. O trabalho dos moderadores das redes sociais é o tema deste documentário investigativo, que apresenta uma indústria oculta do terceiro mundo de limpeza digital. Cinco “catadores digitais”, nas Filipinas, são os personagens de The Cleaners. Eles fazem parte do grupo de milhares de pessoas terceirizadas pelas empresas do Silicon Valley, que trabalham apagando da rede conteúdos considerados inadequados. Um típico “moderador” deve observar e avaliar milhares de imagens e vídeos, muitas vezes profundamente perturbadores, todos os dias, levando a impactos psicológicos duradouros. Paralelamente, suas decisões de censurar conteúdos afetam diversas pessoas em todo o mundo.

Exibições em São Paulo e no Rio de Janeiro terão as presenças dos diretores Moritz Riesewieck e Hans Block e dos produtores executivos Fernando Dias e Mauricio Dias.

The Cleaners é uma coprodução Alemanha-Brasil e conta ainda com os parceiros Play TV, WDR, VPRO, Rub e I Wonder Pictures e associação com Motto Pictures e Arte. Apoio Goethe-Institut São Paulo.

Zaatari – Memórias do Labirinto
Competição Internacional de Longas-Metragens

14/4 – 16h – Rio de Janeiro – Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Patria, 88)
15/4 – 13h – São Paulo – Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424)
21/4- 17h –  São Paulo – Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emilio (Rua Vergueiro, 1.000)

O Festival Internacional É Tudo Verdade marca a estreia mundial de Zaatari- Memórias do Labirinto, uma coprodução internacional Grifa Filmes e Nós, com a Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil, produtora Gebrueder Beetz Filmproduktion e os canais ZDF /Arte, da Alemanha.

Com direção do premiado Paschoal Samora, único diretor brasileiro na competição internacional, o documentário tem argumento de Ana Cláudia Streva e Ricardo Vargas e produção executiva de Fernando Dias, Mauricio Dias e Christian Beetz.

O cenário do filme é Zaatari, o maior campo de refugiados da Guerra da Síria localizado na Jordânia desde 2012. Em apenas quatro anos, o local tornou-se se a terceira cidade do país e o quinto maior centro em transações financeiras. O documentário é focado no lado humano e busca entender como mais de 80 mil refugiados estão refazendo suas vidas e superando os traumas da guerra.

A equipe da Grifa Filmes precisou de autorização especial do governo da Jordânia para visitar Zaatari e contou com o apoio do brasileiro Ricardo Vargas, um dos maiores especialistas em gestão de projetos de risco e gerenciamento de projetos humanitários e ex-Diretor da UNOPS (escritório da ONU para Projetos e Serviços).  A guerra da Síria que começou, em 2011, com a repressão do governo a protestos contra o presidente Bashar al-Assad evolui para uma guerra civil entre as forças pró e contra o governo.

Exibições em São Paulo e no Rio de Janeiro terão as presenças do diretor Paschoal Samora, dos produtores executivos Fernando Dias e Mauricio Dias e de Ana Claudia Streva, responsável pelo argumento.