O Ambientalista, série de TV documental produzida pela Guerrilha Filmes e dirigida por Marcello Marques, coloca em foco temas universais, como a dificuldade na gestão de resíduos sólidos, o desmatamento desenfreado da Amazônia e a tênue linha entre poder, política e interesses em diversos setores da sociedade brasileira.
Neylor Aarão, ativista e especialista em direito ambiental, é o principal interlocutor com o público da série. Ambientalista, ele investiga alguns dos maiores crimes ambientais brasileiros da atualidade, tais como a permanência de um lixão com 2.000 catadores/dia a 15 quilômetros da capital federal, os vazamentos de urânio não noticiados em Caitité (BA), a difícil retomada da vida dos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG) e muito mais.
A série vai mostrar os vários danos socioambientais pelo olhar das pessoas afetadas e fazer uma investigação de cada caso. Cada um de seus dez episódios tem 26 minutos de duração.
Um dos pontos que contribuíram para o formato final do projeto foi a participação da Guerrilha Filmes no MIPCOM 2014, em Cannes, França, um dos maiores eventos de audiovisual do mundo.
Produzida com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é controlado pela Ancine, O Ambientalista será exibido a partir da primeira semana de dezembro pelo CineBrasil TV.