BRAVI atinge a marca de 500 associados

Adesão crescente de associados é reflexo do aumento da presença da produção independente nas telas brasileiras e resultado de inúmeras ações bem sucedidas

 

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) chega à marca de 500 associados com muitas conquistas no portfólio. A associação, que acaba de completar 15 anos, tem se mostrado extremamente atuante na busca por soluções que efetivamente viabilizem o crescimento da indústria do audiovisual brasileiro.

 

Nessa última década e meia do cenário da produção independente no Brasil e no exterior, a BRAVI trabalhou intensamente para a criação de um arcabouço legal capaz de estimular a ascensão do setor, objetivo que viu realizado com a aprovação da Lei 12.485, em 2011, que trouxe novas regras para o setor de TV por assinatura no País, incluindo cotas de produção nacional independente nos canais internacionais, iniciativa que fortaleceu muito o mercado interno para a produção.

 

A associação também exerceu importante papel na conquista de novos mercados. Há dez anos, conseguiu firmar o convênio com a Apex-Brasil para a criação do Brazilian TV Producers (BTVP), o programa de exportação que fortaleceu o conteúdo brasileiro no mercado internacional e continua gerando muitas oportunidades para os produtores brasileiros, com inúmeros casos de sucesso. Ainda em 2011, a BRAVI colocou o Brasil no roteiro internacional dos mercados de conteúdo televisivo, com a criação do RioContentMarket. Em 2015, o evento chega à sua 5ª edição, com números muito expressivos: em suas quatro edições atraiu nada menos que 9.500 executivos de mídias digitais e profissionais da indústria audiovisual de mais de 36 países. Some-se a isso mais 3.300 reuniões em rodadas de negócios, organizadas com mais de 440 players do mercado nacional e internacional.

 

Mais recentemente, apostou na criação de representações regionais, elegendo sete representantes espalhados pelo Brasil, incluindo Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Elas atuam como organismos complementares ao Conselho Federal com o objetivo de auxiliar nas articulações locais. A iniciativa permitiu estender as atividades promovidas pela associação, como cursos de capacitação e encontros com importantes players do mercado, para várias localidades do país. Como resultado, a entidade também passou a ser valorizada como um importante parceiro. Prova disso é que só em novembro foi convidada a participar de eventos locais em sete diferentes estados.

 

Toda essa concentração de esforços em favor de um objetivo único, o fortalecimento da produção independente no Brasil, tem se mostrado eficiente também na conquista de novas linhas de financiamento e concretização de negócios que fazem girar a economia criativa nacional. “Esses resultados são fruto de inúmeros movimentos, sempre perfeitamente orquestrados, no qual a BRAVI tem desempenhado um papel decisivo”, explica Marco Altberg, presidente da associação.

 

 

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e possui 500 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)

O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

 

Sobre o RioContentMarket

O RioContentMarket é realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI), organizado e promovido pela Fagga | GL events Exhibitions, com a curadoria da Esmeralda Produções. Entre os parceiros e patrocinadores confirmados estão RioFilme / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em suas quatro edições anteriores, o RioContentMarket atraiu nada menos que 9.500 executivos de mídias digitais e profissionais da indústria audiovisual de mais de 36 países. Some-se a isso mais 3.300 reuniões em rodadas de negócios, organizadas com mais de 440 players do mercado nacional e internacional. Ao todo, já foram realizados 277 painéis, keynotes e apresentações, com a presença de mais de 585 palestrantes. As inscrições estão abertas.