BRAVI discute modelo de syndication com produtoras associadas

Prática comum no mercado norte-americano,  consiste na venda do mesmo programa para vários canais, desde que veiculados em datas de transmissão diferentes.

 

Canais brasileiros independentes da TV fechada podem aderir ao modelo de syndication, prática comum no mercado norte-americano, que consiste na venda do mesmo programa para vários canais, desde que veiculados em datas de transmissão diferentes. O assunto será tema de encontro organizado pela BRAVI – Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV, em data a ser confirmada. Em prática, esse novo modelo de comercialização de produções pode ajudar os canais a cumprirem a Lei 12.485, de cotas de exibição de conteúdo nacional. Atualmente, a “Lei da TV Paga”, considera válidas por um ano produções originais para o preenchimento da cota nacional. Depois disso, as mesmas não podem ser reaproveitadas por outros canais. A Ancine, por sua vez, já estuda ampliar esse prazo para dois anos.

 

A possibilidade de discutir-se questões como essa é parte de um novo cenário, resultado do protagonismo da BRAVI, que tem se empenhado em promover ações sintonizadas com a Lei 12.485. Some-se a isso, a qualidade das produções brasileiras e o desenvolvimento de projetos para diferentes plataformas, que têm impulsionado o mercado e a cadeia produtiva, além de conferir à produção independente brasileira lugar de destaque nos canais de televisão.

 

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias, e possui 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)

O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação – abpitv@2pro.com.br
Myrian Vallone

Anne Dias

Mércia Araújo

Tel. 55 (11) 3030.9461 / 9404

www.2pro.com.br
Setembro/2014