BRAVI lança o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB)

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) criou o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). O lançamento oficial foi feito pelo presidente da Associação, Marco Altberg, na última quinta-feira, 13 de agosto, durante o MediamorfosisBR, em São Paulo. O evento, baseado em um evento homônimo na Argentina, foi o primeiro idealizado pelo ICAB. A nova entidade surge com o objetivo de promover programas de capacitação, pesquisas de mercado e acordos de cooperação com outros institutos internacionais.

Durante o lançamento, Altberg destacou a importância do recém-criado instituto no momento da produção independente brasileira. “É um mercado crescente e atravessa com fôlego um momento de crise econômica. Tem o mercado de TV por assinatura crescendo e a área para conteúdo digital, que tem muito pela frente”, disse ele. Para o diretor executivo da BRAVI, Mauro Garcia, “o instituto surge para assumir gradativamente as atividades de capacitação, de fóruns de discussão e reflexão sobre produção e distribuição e consumo de conteúdo audiovisual nas mais diferentes telas. Já no lançamento do site do Instituto iniciamos uma biblioteca de artigos, teses, publicações e pesquisas sobre audiovisual e economia criativa no Brasil e junto a parceiros internacionais”.

Uma das primeiras iniciativas do ICAB é uma pesquisa sobre a história da produção independente de TV no Brasil, coordenada pelo jornalista e diretor Gabriel Priolli. A ideia é produzir um relatório sobre o histórico do setor com o apoio das jornalistas e pesquisadoras Angélica Moura e Marcia Maresti, que estão vasculhando bibliotecas, bancos de imagem, arquivos de jornais e acervos particulares, em busca de informações sobre todas as formas de produção de imagem eletrônica desenvolvidas no Brasil, fora das emissoras de TV. A previsão de lançamento é para 2016.

 

Fonte: Panorama Audiovisual