ANCINE participa do FilmCup Brasil & Itália

Evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, em São Paulo, pretende estreitar relações entre os dois países. Debates e mostra são abertos ao público
Preview

Começa nesta terça-feira, dia 25 de novembro, e vai até o dia 30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o encontro FilmCup Brasil & Itália, uma iniciativa que pretende aproximar as indústrias de audiovisual dos dois países, como foi em 2012 com a Alemanha, e ano passado com a França.

 

Além das atividades programadas para os 11 projetos brasileiros e os 11 projetos italianos participantes do Fórum de Coprodução, selecionados por uma comissão de profissionais dos dois países, o evento realiza uma mostra de cinema e uma conferência de mercado abertas ao público.

 

Diretora da ANCINE Rosana Alcântara participa da abertura

 

A conferência acontece entre os dias 25 e 27. A diretora da ANCINE, Rosana Alcântara, participará da mesa de abertura, na noite de terça, a partir das 19h. Também participam da mesa o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mario Borgneth; a diretora de fomento do Direzione Generale per il Cinema da Itália, Mariella Trocolli; o Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, Alfredo Manevy; o Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Sergio Sá Leitao; o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e o diretor regional da TV Brasil, Marco Antonio Coelho.

 

A solenidade será seguida da sessão do filme “Un giorno da italiani” (“One day in Italy”), do cineasta Gabriele Salvatores, com a presença do produtor Alessandro Mascheroni.

 

Debates abertos ao público

 

As atividades do FilmCup são gratuitas, e os debates são abertos ao público, de acordo com a lotação das salas.

 

O assessor Internacional da ANCINE, Eduardo Valente, participa na manhã do dia 26, a partir das 11h, do debate “Itália e Brasil: mecanismos nacionais de financiamento e perspectivas de cooperação”. Também participam da  mesa, moderada por Alberto Flaksman, Mario Borgneth (Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura), Mariella Torccolli (Ministério de Bens e da Atividade Cultural e de Turismo da Itália – MIBACT), Giovanni Altieri (Mediaset) e Marco Antonio Coelho (TV Brasil).

 

Na quinta, dia 27, das 11h30 às 13h, Valente também compõe a mesa do debate “Coproduções minoritárias e fundos de codesenvolvimento”. O debate também terá a presença de Chiara Fortuna (MIBACT), Rodrigo Salinas (Cesnik, Quintino, Salinas advogados), Fabiano Gullane (Gullane Entretenimento) e Georgia Costa Araujo (Coração da Selva). A moderação também é de Alberto Flaksman.

 

O FilmCup também promove o workshop “Coprodução Internacional: passos para uma coprodução bem sucedida e vendas internacionais de um projeto”, na tarde do dia 25; os debates “Financiamento, estruturas e políticas regionais para apoio da produção e distribuição”, na quarta-feira, e “Produtores e autores criativos: adaptações literárias para cinema e séries de TV”, na quinta; e a masterclass “A direção de fotografia italiana”, ministrada pelo italiano Luca Bigazzi, diretor de fotografia do longa “A grande beleza”, com moderação de Lauro Escorel. O premiado longa, dirigido por Paolo Sorrentino, será exibido após a masterclass. Clique aqui e confira a programação completa do FilmCup.

 

Mostra de filmes

 

A mostra, também gratuita, exibirá dez produções que foram destaque na última edição do Festival de Veneza, e duas sessões especiais, apresentadas por convidados do encontro. Além da exibição de “A grande beleza”, o público poderá conferir “A criptonita na bolsa”, com a presença do diretor Ivan Cotroneo, e a cópia restaurada do longa “Um dia muito especial”, do cineasta italiano Ettore Scola.

 

Sobre o FilmCup 

 

O FilmCup é realizado em parceria com a SP Cine, com apoio da ANCINE, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Direzione Generale per il Cinema do Ministério de Cultura da Itália, a Cinemateca Brasileira, o Instituto Luce Cinecittá, a Cinemateca Italiana, o Instituto Italiano de Cultura, BRAVI, SICAV, APACI, APCNN, a ABD Nacional, ANICA, APT  e outras instituições parceiras no Brasil e na Itália, além do Ventana Sur.

 

Para mais informações, acesse o site oficial do FilmCup Brasil & Itália.

Fonte: Ancine