Associadas BRAVI emplacaram programas líderes de audiência em 2013

Das 21 maiores audiências de 2013 na TV paga, nove são produções nacionais e sete delas são de produtoras associadas BRAVI (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV), que completa 15 anos em 2014. A entidade viu crescer exponencialmente seu número de associados desde que a Lei 12.485 entrou em vigor, trazendo novas regras para o setor de TV por assinatura no País, incluindo as cotas de conteúdo nacional independente nas grades dos canais internacionais. Hoje são mais de 430 associados.

Números recentes do IBOPE Media atestam a qualidade artística e comercial dos projetos das associadas BRAVI. Um reconhecimento ao empenho da associação, que tem lutado pela profissionalização e fortalecimento do setor, e sinalizado que ainda há novos espaços a serem conquistados.

Ranking de audiência da TV paga e as produções das associadas BRAVI:

1º Vai que Cola (Multishow) Conspiração

2º Sai de Baixo (Viva) Produção Canal Viva

3º The Walking Dead | ano 4 (Fox)

4º American Horror Story | ano 3 (Fox)

5º CSI: NY (AXN)

6º Cilada (Multishow) Conspiração

7º Uma Rua Sem Vergonha (Multishow) Conspiração

8º The Walking Dead | ano 3 (Fox)

9º Adorável Psicose (Multishow) Hungry Man

10º Crossing Lines (Fox)

11º Revenge (Sony)

12º Law & Order (Universal)

13º Marvel’s Agent of Shield (Sony)

14º Downton Abbey (GNT)

15º Contos do Edgar (Fox) O2 Filmes

16º Meu Passado me Condena (Multishow) Morena Filmes e Atitude Produções

17º The Walking Dead | ano 2 (Fox)

18º Supernatural (Warner)

19º Bones | ano 8 (Fox)

20º Surtadas na Yoga (GNT) Conspiração

21º Se eu Fosse Você – a série (FOX) Total Filmes

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias, com mais de 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro; representar o setor em diversos fóruns de debates; incentivar a produção e novos modelos de negócio; analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil e SAv/MinC. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

Anne Dias

Mércia Araújo