Austrália entra no ranking de mercados-alvos do BTVP

A Unidade de Inteligência Comercial da Apex-Brasil definiu os países com maior potencial de negócios com produtores independentes brasileiros. Primeira ação de aproximação de produtores brasileiros e australianos acontece durante o Mipcom

A Unidade de Inteligência Comercial da Apex-Brasil definiu os mercados-alvos para o Brazilian TV Producers (BTVP), programa da agência de exportação em parceria com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI), que tem o propósito de estimular negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras. A novidade no ranking desse ano é a Austrália. O país tem algumas características culturais parecidas às do Brasil e o inglês como idioma, o que facilita a exportação de produções.

A primeira aproximação entre produtores brasileiros e australianos deve acontecer durante o Mipcom 2014, o maior evento de conteúdo de entretenimento, que acontece em Cannes, na França, de 13 a 16 de outubro e deve contar com representantes de 50 produtoras brasileiras. O BTVP incluiu na agenda de atividades da delegação brasileira uma rodada de negócios com produtores australianos no dia 14 de outubro. Os demais mercados-alvos segundo o ranking mais recente são: África do Sul, Alemanha, Argentina (bloco que inclui o Chile e Colômbia também), China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Canadá.

A única coprodução para televisão realizada entre Brasil e Austrália é a série de animação infantil Princesas do Mar, da Flamma Films, de São Paulo. A coprodução internacional conta ainda com um terceiro país, a Espanha, e já foi exportada para mais de 128 territórios. No Brasil, foi exibida entre 2008 e 2013 no Discovery Kids, além de ter sido transmitida também pela TV Cultura. Atualmente, está na Netflix.

 

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e possui mais de 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)

O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

 

 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

abpitv@2pro.com.br
Myrian Vallone

Anne Dias

Mércia Araújo

Tel. 55 (11) 3030.9461 / 9464

www.2pro.com.br
Twitter: @2procom

Agosto/2014