Brasil participa do MIPTV em Cannes

Muitas produtoras brasileiras estão a postos para a 51ª edição doMIPTV, que acontece em Cannes, Riviera Francesa. Apesar do “TV” da sigla, o mercado internacional de produtores vai além do conteúdo televisivo, pois o digital já se transformou em derivado obrigatório no mundo audiovisual. De 7 a 10 de abril, o encontro vai ter a participação de 11 mil profissionais de cem países.

Várias palestras estão programadas no estande da Brazilian TV Producers (BTVP), que é uma parceria entre a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (BRAVI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC). Os brasileiros vão promover encontros para falar sobre mecanismos de financiamento e incentivo, coprodução internacional e mudanças na legislação.

Rachel de Mello, gerente-executiva do BTVP, fala sobre as tendências do mercado internacional. Ela cita que um exemplo de sucesso é a demanda por séries de animação, como “Princesas do Mar”, uma coprodução brasileira com a Itália e Espanha, ou “Meu Amigaozao”, com parceria canadense, “Peixonautas”, sucesso de vendas internacional, ou ainda “Escola para Cachorros”.

A produtora Grifa Filmes, de São Paulo, participa do MIPTV desde 1997. Maurício Dias, sócio-diretor, fala sobre os projetos que estão sendo levados este ano para Cannes. “Assiette Brésilienne”, por exemplo, é uma série finalizada de 20 episódios sobre aventuras pelo Brasil seguindo uma trilha gastronômica, em coprodução com a francesa ARTE, Discovery Latino América e a produtora francesa FL Concept. Entre os projetos, a Grifa vai apresentar uma série sobre “megafauna” na América Latina e outra sobre plantas que mudaram a história do mundo.

Fonte: Rfi Português