Brazilian TV Producers realiza workshop de documentários no Rio de Janeiro

PIC DOC acontece de 21 a 24 de fevereiro, antes do RioContentMarket. Dez projetos serão lapidados no encontro com atividades coordenadas por Yves Jeanneau, criador do Sunny Side of Doc

 

O Brazilian TV Producers (BTVP), programa de exportação da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) em parceria com a Apex-Brasil, promove o PIC DOC, workshop de quatro dias com foco no desenvolvimento de projetos de documentários com potencial de exportação e internacionalização. O encontro acontece de 21 a 24 de fevereiro no Rio de Janeiro, dias antes do RioContentMarket. O PIC é o Programa Internacional de Capacitação do BTVP, que desde 2009 já teve três edições com diferentes abordagens – Documentários, Animação e Novos Formatos. Em 2010, o PIC recebeu o Prêmio Apex-Brasil, pelo reconhecimento do êxito da ação.

 

O workshop também pretende otimizar a participação de empresas produtoras de documentários durante o RCM. A coordenação do treinamento será feita por Heidi Fleisher, produtora e consultora na área de documentários, e pelo especialista em documentários Yves Jeanneau, produtor de Le Mystère de la Disparition des Abeilles (2010), Secrets du Manga (2010), Anthrax War (2009), Naked Science (2008), entre outros, além de promover e realizar há 25 anos o mercado Sunny Side of Doc, um dos eventos internacionais mais importantes do gênero. Jeanneau também é criador do Asian Side of the Doc. Ambos eventos estão no calendário de atividades internacionais do BTVP em 2015.

 

As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 24 de janeiro para empresas associadas ao Brazilian TV Producers que já tenham projetos de documentários em desenvolvimento. Serão selecionados até 10 projetos de documentários para participação nos quatro dias de treinamento. O processo de seleção será feito por especialistas e consultores internacionais, com capacidade técnica e idoneidade para tanto, e sob a coordenação do consultor do Brazilian TV Producers Yves Jeanneau. Os projetos selecionados serão divulgados no dia 4 de fevereiro de 2014, através do site www.bravi.tv.

 

Nos dias 21 e 22 de fevereiro (sábado e domingo) as atividades serão realizadas na sede da BRAVI RJ (Rua da Glória, 344, Sala 701) e as atividades nos dias 23 e 24 de fevereiro serão realizadas no Hotel Windsor Barra (Avenida Lúcio Costa, 2630. Barra da Tijuca). No dia 24 de janeiro as palestras do workshop serão abertas a outros participantes, que também devem estar previamente inscritos.

 

O Brazilian TV Producers atua em diversos eventos internacionais, dando suporte para a participação do produtor brasileiro. Em dez anos de projeto, já promoveu mais de 90 ações em diferentes países, como Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, entre outros, que resultaram em aproximadamente 9.000 reuniões de negócios. Em território nacional, o BTVP realiza ações de treinamento e capacitação, além de organizar missões e rodadas de negócios com produtores internacionais.

 

Condições de Participação:

1)     Só poderão ser selecionadas empresas participantes do programa internacional Brazilian TV Producers, parceria entre a BRAVI e Apex-Brasil. Serão aceitas somente empresas classificadas nos níveis 2, 3, 4 e 5 da segmentação (não serão aceitas inscrições de empresas segmentadas no Nível 1).

 

2)     Cada produtora pode inscrever até 3 (três) projetos, mas apenas um projeto poderá participar do workshop.

 

 

 

3)     O formulário de inscrição deve ser preenchido on-line no seguinte endereço: www.bravi.tv. O processo de seleção será conduzido pelo especialista e consultor do Brazilian TV Producers, Yves Jeanneau, e pela consultora Heidi Fleisher.

 

4)     Abertura das inscrições: 8 de janeiro de 2015

 

5)      Prazo de inscrição: 25 de janeiro de 2015 (23h59)

 

6)     Após o envio do arquivo, o candidato receberá em até dois dias úteis um e-mail de confirmação do recebimento de inscrição. Este e-mail é a garantia que o projeto foi recebido para a seleção.

 

 

 

Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e possui 500 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)

O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

 

Sobre o RioContentMarket

O RioContentMarket é realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI), organizado e promovido pela Fagga | GL events Exhibitions, com a curadoria da Esmeralda Produções. Entre os parceiros e patrocinadores confirmados estão RioFilme / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em suas quatro edições anteriores, o RioContentMarket atraiu nada menos que 9.500 executivos de mídias digitais e profissionais da indústria audiovisual de mais de 36 países. Some-se a isso mais 3.300 reuniões em rodadas de negócios, organizadas com mais de 440 players do mercado nacional e internacional. Ao todo, já foram realizados 277 painéis, keynotes e apresentações, com a presença de mais de 585 palestrantes. As inscrições estão abertas.