Caminhos para financiamento audiovisual

“O crescimento acelerado do mercado audiovisual requer uma atualização permanente dos produtores que atuam neste segmento”, afirma Daniela Pfeiffer, gerente de Negócios Audiovisuais na Animus Consultoria de Gestão.

Com os conhecimentos de quem já foi também coordenadora de projetos da BRAVI (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão), Daniela coordena o novo curso Financiamento Audiovisual – Modelos de negócio na produção e distribuição, que acontece no Cemec, em São Paulo, nos dias 19, 20, 26 e 27 de julho.

Ela lembra que a Lei 12.485/11 trouxe novas perspectivas e novas linhas de financiamento, as quais demandam um aprofundamento nas especificidades de cada uma. “O Cemec e a Animus conseguiram reunir um time de profissionais do mercado altamente familiarizados com o que há de mais atual nos mecanismos de financiamento, público e privado. Estes profissionais atuam em diferentes frentes, como governo, produtoras e canais, conferindo assim um olhar global perante o desenvolvimento do setor”, conta.

O programa do curso foi definido em três partes que compreendem: mecanismos públicos (programas de fomento, leis federais, estaduais e municipais), mecanismos privados (product placement, capital de risco, contemplando também receitas comerciais), culminando na abordagem de um case de financiamento múltiplo, o qual possibilitará ao aluno o entendimento das diversas possibilidades e desafios na viabilização de um mesmo projeto.

Gilberto Toscano de Brito, advogado especialista na área de entretenimento, com ênfase em audiovisual, associado no escritório Cesnik, Quintino e Salinas, vai falar sobre a Lei do Audiovisual. Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural, vai explicar o audiovisual na Lei Rouanet (Artigos 25 e 18), no ProAC e na Lei Mendonça. Débora Ivanov, sócia e diretora da Gullane Entretenimento S.A., produtora de conteúdo para cinema e televisão, vai apresentar os cases envolvendo diferentes fontes de financiamento.

Rodrigo Camargo, coordenador de Planejamento de Fomento da Ancine, apresentará o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA e editais da agência. E Ricardo Rozzino, sócio da TV Pingüim, abordará o tema Capital de Risco (BNDES / Procult, Recebíveis e Capital de Giro de Operação). E Krishna Mahon, diretora de conteúdo original da A&E Television, falará sobre janelas comerciais (cinema, home vídeo, on demand, TVs fechada e aberta e vendas internacionais).

Haverá ainda aulas sobre os fundamentos da Lei 12.485 e financiamento privado (Product Placement e Branded Content).

“Ao participarem das aulas, os alunos estarão em contato com mecanismos públicos e privados que viabilizarão o desenvolvimento, a produção e a comercialização de seus projetos”, afirma Daniela.

Clique aqui para conferir o programa completo. As inscrições feitas até o dia 2 de julho têm desconto.

Fonte: Cultura e Mercado