Conteúdo brasileiro de televisão receberá apoio para a exportação

Os recursos disponibilizados pelo BTVP poderão financiar legendagem e/ou dublagem de episódios ou promos, anúncios em veículos internacionais, despesas de material de divulgação e ações de marketing e de relacionamento em eventos e mercados internacionais realizados no exterior

Conteúdos nacionais de televisão terão um apoio financeiro para exportação pelo Programa de Apoio a Vendas de Obras Audiovisuais. Produtoras e distribuidoras que quiserem levar atrações brasileiras ao mercado internacional terão apoio do Brazilian TV Producers, programa de exportação da Associação Brasileira de Produção Independente de Televisão em parceria com a Apex-Brasil. Os recursos para ações executadas entre 14 de março de 2015 e 27 de fevereiro de 2016, poderão financiar legendagem e/ou dublagem de episódios ou promos, anúncios em veículos internacionais, despesas de material de divulgação e ações de marketing e de relacionamento em eventos e mercados internacionais realizados no exterior. A empresa deverá apresentar contrapartida financeira e/ou econômica de no mínimo 20% sobre o orçamento aprovado.

Um comitê de avaliação formado por representantes do Brazilian TV Producers, Apex-Brasil, Assessoria Internacional da Ancine e Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores será responsável pela seleção das obras. Os critérios serão o histórico de exportações das obras finalizadas, histórico da presença da empresa nos mercados internacionais, qualidade técnica da estratégia de venda e caráter inovador e criativo para a estratégia de promoção utilizada. O limite dos investimentos em cada obra será de R$ 20 mil. Uma mesma empresa pode apresentar mais de uma proposta.

As informações detalhadas serão divulgadas para os empresários na segunda-feira, 15 de dezembro.

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

Anne Dias

Mércia Araújo