Até o próximo sábado (05), o Cineclube Metrópolis, na Ufes, recebe a IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora. Exibido fora da Mostra Competitiva, o filme que abre a programação é “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela – documentário que apresenta novos aspectos da biografia de um dos maiores escritores brasileiros: João Guimarães Rosa.
Esta será a primeira exibição do filme no Espírito Santo, após receber o prêmio especial do júri no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e elogios pelos festivais internacionais por onde tem passado. Antes da sessão, também será lançada e distribuída gratuitamente a 4ª edição da Revista/Catálogo Milímetros. Toda a programação da IX Mostra Produção Independente tem entrada franca.
Trecho da vida de Guimarães Rosa
“Outro Sertão” acompanha a passagem do escritor João Guimarães Rosa pela Alemanha. Então vice-cônsul do Brasil, Guimarães Rosa viveu na cidade alemã de Hamburgo entre 1938 e 1942, período em que o país europeu viveu o auge do regime nazista e os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. O documentário conta com imagens de arquivo da época – em grande parte, feitas por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, com documentos e com testemunhos de pessoas próximas ao escritor e uma entrevista inédita com o próprio João Guimarães Rosa.
Realizado após mais de cinco anos de pesquisas na Alemanha, Brasil, Israel e Portugal, “Outro Sertão” registra a relação de Guimarães Rosa com a cultura alemã desde sua infância e documenta sua atuação como diplomata em um momento crítico da história mundial. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência do diplomata na Alemanha nazista.
Revista Milímetros
Em sua quarta edição, a Revista/Catálogo Milímetros traz textos que refletem sobre a produção audiovisual independente do Estado e também informações sobre todos os filmes que fazem parte da programação da Mostra. A publicação, além registrar o cinema feito no Espírito Santo na atualidade, é um meio de informação e reflexão sobre os assuntos debatidos nacionalmente em torno da produção audiovisual.
A IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora é uma realização da ABD Capixaba e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). São apoiadores do evento o Cineclube Metrópolis, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa), o site Panela Audiovisual, a ABD Nacional, o Fórum dos Festivais, a Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Sobre as Diretoras de “Outro Sertão”:
Adriana Jacobsen: é realizadora audiovisual e pesquisadora, licenciada em Letras pela UFES, graduada e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Vive no Brasil e na Alemanha.
Soraia Vilela: é jornalista e tradutora, graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim, com mestrado em Cinema pela mesma universidade. Vive em Belo Horizonte.
Outro Sertão (Documentário, 73’, 2013), de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela. Sinopse: Através de imagens de arquivo de época, documentos, testemunhos de pessoas que conheceram João Guimarães Rosa e de uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia durante a sua estada na Alemanha nazista. Dividido em capítulos – a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida – o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo.