Cursos serão ministrados pelo Sebrae em parceria com a Apro em cinco capitais até setembro de 2015. Aulas começaram hoje em São Paulo
Começou na terça-feira (12), em São Paulo, o primeiro módulo do curso do projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, fruto da parceria entre o Sebrae e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), que visa aperfeiçoar os conhecimentos de empresários do setor audiovisual brasileiro. A capacitação está divida em quatro módulos que serão ministrados entre os dias 12 de agosto e 26 de setembro, num total de 96 horas, momento em que os pequenos negócios de produção independente de conteúdo audiovisual poderão ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas técnicas. As turmas são compostas por 50 participantes.
São Paulo é a primeira cidade a receber o curso, cujos módulos abordarão temas relacionados à gestão empresarial, legislação, distribuição e projeto transmídia/inovação tecnológica. A capacitação também será ministrada em outras quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. A meta do projeto é capacitar 300 empresários do setor, que reúne cerca de 8 mil empresas. As incrições podem ser enviadas por e-mail para regina@apro.org.br, paulasanches@apro.org.br.
“Queremos mostrar para o mercado que as produtoras de conteúdo independente do Brasil estão se profissionalizando e buscando a melhoria da gestão de seus empreendimentos, fortalecendo, assim, a relação com o público consumidor”, afirma o gerente de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae, Juarez de Paula.
Durante as aulas, os empresários ampliarão seus conhecimentos sobre qualificação técnica, formatação de projetos para leis de incentivo, roteiro, desenvolvimento de projetos multimídia e gestão empresarial. O primeiro módulo do curso é voltado para a Gestão Empresarial e acontece até sexta-feira (15). Nesta etapa, os participantes conhecerão na prática a elaboração de plano de negócios para vendas de produtos ou serviços audiovisuais e estratégias de internacionalização de um projeto.
Para isso, serão abordados temas como organização da empresa audiovisual, planejamento, viabilidade, questões econômicas e financeiras, empreendedorismo, elaboração de projetos e plano de negócios, noções de roteiro e sua importância para um projeto. Além disso, no último módulo serão selecionados os 10 projetos que receberão consultoria personalizada focada no acesso a mercado.
O segundo módulo acontecerá entre os dias 25 e 30 de agosto e terá como foco a Legislação. Esta etapa tem por objetivo orientar os profissionais sobre os aspectos legais no setor audiovisual. Serão abordadas leis trabalhistas, temas sobre licenciamento, leis de incentivo, modelos de financiamento, editais e disponibilizados modelos referenciais de contratos específicos às atividades de produção de conteúdo audiovisual.
O terceiro módulo terá foco em Distribuição e será apresentado entre os dias 10 e 11 de setembro, orientando profissionais na composição orçamentária de comercialização e o funcionamento do mercado internacional de vendas de filmes. Além disso, serão apresentados diferentes modelos de distribuição e estratégias de lançamento, especificidades tributárias de comercialização, dentre outros temas importantes.
O último módulo, Tansmídia, com foco em Inovação Tecnológica, acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro e trará temas que orientam o densenvolvimento de projeto Transmídia e as principais janelas e suportes adequados aos conteúdos, assim como alguns cases internacionais.
Na manhã de sexta-feira (15), o Sebrae e a Apro reunirão investidores e compradores de conteúdo audiovisual em um Welcome Coffe no Hotel Pestana para apresentar o projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco.
Além da capacitação das produtoras será feita uma pesquisa de mapeamento nacional do setor para diagnosticar a realidade do mercado de produção em todo o Brasil, com suas ameaças e oportunidades. O projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, lançado em outubro do ano passado, tem apoio do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI).
Fonte: Administradores