Funcarte apresentará minuta de fomento à produção audiovisual

Objetivo é compartilhar e debater o projeto com todos os que atuam na cadeia produtiva do audiovisual potiguar

A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes e setor do Audiovisual e Novas Mídias, apresentará para consulta pública, na próxima segunda-feira, a minuta do II Edital do Cine Natal de fomento à produção audiovisual e cinematográfica.

O objetivo é compartilhar e debater o projeto com todos os que atuam na cadeia produtiva do audiovisual potiguar. O edital tem como objetivo fortalecer o segmento através do investimento direto na produção de filmes, curadoria e acompanhamento do conteúdo produzido, atividades de formação e apoio à realização de festivais independentes.

A minuta do edital ficará em consulta pública para sugestões do segmento por um período de 10 dias, no site da Prefeitura do Natalwww.natal.rn.gov.br, a partir da próxima segunda-feira (7).

 

Ampliação

O edital 2014 prevê a ampliação das categorias beneficiadas. Serão contempladas além de Ficção, as categorias de Documentário e Animação. Haverá também reajustes nos valores das premiações.

O anúncio dos premiados no Cine Natal 2014 marcará também a realização da segunda etapa com o Festival Cine Natal, onde serão exibidos os filmes realizados através do primeiro edital e exibições de longas-metragens de diretores convidados.

Os filmes potiguares em fase de finalização são: Janaína Colorida Feito o Céu (Bárbara Bruno Dias Baracho); Três Vezes Maria (Johann Jean Evangelista de Melo) e Alecrim Dourado (Rodrigo César Cortez de Sena).

O Festival Cine Natal também manterá seu braço formador, com oficinas de direção, de roteiro e trilha sonora e parceria com os festivais independentes.

Iniciativas inéditas

De caráter inédito no Estado, o Edital Cine Natal premiou em 2013 três roteiros inéditos na categoria ficção para realização de três curtas-metragens, no valor total de 45 mil reais (15 mil para cada contemplado). Os roteiros inscritos passaram por uma curadoria com renomados profissionais do setor (Torquato Joel e Christine Lucena) além da realização da Oficina Roteiro e direção para curta-metragem e Análise dos roteiros dirigida aos contemplados, com o premiado roteirista Marcelo Caetano, objetivando a leitura aberta e a avaliação dos realizadores vencedores Janaína Colorida Feito o Céu ( Bárbara Bruno Dias Baracho); Três Vezes Maria (Johann Jean Evangelista de Melo) e Alecrim Dourado (Rodrigo César Cortez de Sena).

O Cine Natal proporcionou em 2013 a participação de renomados diretores de cinema para troca de experiências sobre suas realidades e estilos. No ano passado, o Cine Natal realizou o seminário ‘E Por falar em cinema’, contando com a presença dos premiados diretores Claudio Assis (Brasil), Santiago Zannou (Espanha) e Cebrian Valente (Portugal), além do debate sobre audiovisual e novas plataformas (televisão e internet), com presença do diretor da Sesc TV, da secretaria do Audiovisual do Minc e Associação Brasileira dos Produtores Independentes.

Também foram realizadas oficinas com Lucas Soussumi – (ABPI TV), coordenador do Projeto “Encontro com os Canais” da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – BRAVI, entidade que reúne mais de 360 produtoras em todo o Brasil.

O Cine Natal também promoveu uma oficina de dois dias com o premiado cineasta espanhol Santiago Zannou (Goya de melhor diretor revelação em 2011 e indicado a três Goya em 2013), onde o diretor traçou uma reflexão detalhada sobre linguagem e narrativa cinematográfica e noções de técnica para curtas.

Fonte: Portal no ar