IX Mostra Produção Independente exibirá a mais recente produção audiovisual capixaba
A relação do audiovisual com as transformações socioculturais contemporâneas é o tema da IX Mostra Produção Independente -Meu Tempo é Agora, que será realizada entre os próximos dias 1º e 5 de abril no Cineclube Metropólis – Ufes, em Vitória. Umarealização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), esse tradicional eventodo cinema capixaba contará com uma extensa programação aberta ao público e formada por Mostra Competitiva de Curtas eLongas-Metragens Capixabas, debates, palestras e lançamentos da Revista Milímetros, do catálogo 101 Filmes Capixabas e do DVDColetânea da Mostra.
Um dos destaques da programação é a exibição do longa-metragem “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, que abreo evento na noite de terça-feira (1º/04). Tendo como tema a estada de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista, essedocumentário recebeu o prêmio especial do júri no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e vem colecionando elogios porfestivais internacionais onde tem sido exibido. No Espirito Santo, esta será a primeira exibição pública do filme.
Para o presidente da ABD Capixaba, Ricardo Sá, a Mostra Produção Independente tem se consolidado como uma janela de difusãoe de valorização do audiovisual capixaba. “A Mostra é, por excelência, um espaço que promove a visibilidade da produçãocinematográfica local e cumpre a função de inserir o Espírito Santo nas principais discussões que vêm acontecendo no país emtorno das atividades do setor. Além disso, o evento possibilita que o público tenha acesso às recentes produções locais. Este anoabrimos a Mostra Competitiva para filmes de qualquer duração e selecionamos dois longas capixabas de qualidade, como prova deque o audiovisual capixaba está alcançando sua maturidade”, afirma Ricardo.
Na Mostra Competitiva, concorrem 30 produções locais nos gêneros ficção, documentário e videoclipe. Este ano serão cincoprêmios no valor de R$ 1.000,00 que serão anunciados no último dia da IX Mostra Produção Independente.
Pensar o audiovisual
Além da exibição de filmes, a IX Mostra Produção Independente reservou espaço em sua programação para a reflexão sobre osmodos de produção audiovisual praticados atualmente no Espírito Santo. O formato escolhido foi o relato de experiências derealizadores com a presença de um mediador. O primeiro debate, a ser realizado na quarta-feira (02/04), será sobre as experiênciasde registro audiovisual feitas durante as manifestações públicas ocorridas em Vitória em 2013. Os realizadores presentes irão falarsobre as suas estratégias para a captura e a transmissão de imagens.
A segunda mesa de debates, na quinta-feira (03/04), abre portas para um dos temas mais discutidos atualmente entre osrealizadores audiovisuais capixabas: a produção de filmes de longa-metragem. Diretores de longas capixabas produzidos por meio dediferentes mecanismos de fomento irão relatar suas experiências e debater sobre os diferentes modos empreendidos para arealização dos seus filmes.
Na sexta-feira (04/04), a programação de palestras irá oferecer aos estudantes e realizadores capixabas um painel dos mecanismosde produção audiovisual disponíveis no Governo Federal. Representantes da Associação Brasileira das Produtoras Independentes deTelevisão, da Agência Nacional do Cinema e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo apresentarão os caminhos paraviabilizar uma produção audiovisual por meio de fontes de financiamento federais e estaduais.
Ainda na sexta-feira, a atividade que encerra a programação de debates será uma mesa sobre produção para TV e outras mídias,como documentários, curtas-metragens, séries, web-séries, games e appbooks. A partir dos relatos de experiências de profissionaise de estudantes, serão levantadas motivações dos que se aventuram por este caminho da produção audiovisual, ainda inseguro,mas profundamente promissor.
Na tarde de sábado todos os diretores que estiverem com filmes na Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens estãoconvidados a participar do Encontro de Realizadores. Esse será um momento importante para os realizadores capixabas falaremsobre os diferentes modos de produção e as diversas propostas estéticas presentes em seus filmes.
Lançamentos
Como estratégia para fazer circular e repercutir as obras e debates presentes no evento, durante IX Mostra ProduçãoIndependente – Meu Tempo é Agora serão lançados e distribuídos gratuitamente a 4ª edição da Revista Milímetros, o DVDColetânea da Mostra e o catálogo digital 101 Filmes Capixabas.
A Revista Milímetros traz textos que refletem sobre a produção audiovisual independente do Estado e também funciona comocatálogo dos filmes que fazem parte da programação da Mostra Produção Independente. O DVD Coletânea da Mostra reúne asproduções locais de curta-metragem exibidas na Mostra Competitiva e funciona como um mecanismo de difusão desse conteúdoaudiovisual. Uma iniciativa do site Panela Audiovisual, o catálogo 101 Filmes Capixabas é uma publicação no formato e-book quereúne as produções locais realizadas entre 1999 e 2014, além de trazer reflexões sobre o circuito cinematográfico do EspíritoSanto.
A IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora é uma realização da ABD Capixaba e conta com o patrocínio daSecretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). São apoiadores do evento o Cineclube Metrópolis, a UniversidadeFederal do Espírito Santo, a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa), o site Panela Audiovisual, a ABD Nacional, o Fórum dosFestivais, a Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).