Julia Levy é nova Assessora de Planejamento Estratégico da BRAVI

Com ampla experiência dentro da Secretaria de Estado de Cultura do RJ, Julia vai ampliar articulação da entidade com agentes públicos e privados.

Julia Levy acaba de assumir a Assessoria de Planejamento Estratégico da BRAVI – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão.

Com ela, a entidade pretende ampliar sua articulação com agentes públicos e privados. “Fiquei muito feliz com a possibilidade de assumir essa função. Embora o setor tenha avançado muito com a aprovação da Lei 12.485, ainda há muito a evoluir”, avalia Julia. Economista pós-graduada em Cinema Documentário (FGV-RJ), em 2008 foi nomeada Coordenadora do Departamento Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.Em 2010, assumiu a Superintendência do Audiovisual onde deu continuidade à implantação da política audiovisual fluminense, considerada uma das áreas estratégicas do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Por essas experiências acumuladas, também conhece bem o funcionamento da BRAVI, pois esteve próxima à associaçãoem iniciativas para promover o Rio de Janeiro em várias frentes da indústria criativa, incluindo o RioContentMarket, encontro de negócios anual promovido pela entidade.

Para Marco Altberg, presidente da BRAVI, Julia Levy trata-se de um quadro como poucos. “É economista e conhece profundamente a indústria criativa, incluindo cinema, televisão e novas mídias, e ao mesmo tempo, tem uma experiência institucional importante. Além disso, ela tem uma percepção valiosa em relação ao importante papel do Rio de Janeiro em várias questões de abrangência nacional”.

Julia iniciou sua carreira como pesquisadora acadêmica no curso de Economia e, posteriormente, como produtora de festivais de cinema dentre os quais destacam-se o Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival É Tudo Verdade, entre outros. Também foi Gerente de Distribuição da distribuidora Filmes do Estação, uma das principais distribuidoras de filmes de arte do Brasil

Na Secretaria da Cultura fluminense, dentre as diversas ações e projetos desenvolvidos por ela destacam-se: Programa de Desoneração Fiscal para a Indústria Audiovisual; Programa Cinema Para Todos, instrumento de difusão do cinema brasileiro em parceria com a Secretaria de Estado de Educação; Prêmio Adicional de Renda e os Prêmio Estímulo à Exibição e à Produção do Cinema do Estado do Rio de Janeiro e uma política de editais de fomento à produção audiovisual e patrocínio a diversos eventos de relevância, destacando-se a criação do próprio RioContentMarket.

Atualmente, gerencia a área de Novos Negócios do Grupo Estação de Cinema e dedica-se a pesquisas no campo de História do Cinema Brasileiro, incluindo problemas de preservação audiovisual.

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 540 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.