Três capitais do Nordeste receberão apresentações especiais do projeto que identifica e premia novas ideias de séries brasileiras para TV
A NET, maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina, realiza, durante o mês de junho, encontros regionais para lançamento do NETLABTVem Fortaleza, Recife e Salvador. O projeto, que teve sua segunda edição lançada no dia 04 de junho, foi criado em 2013 para identificar e premiar novas ideias de séries brasileiras para TV por assinatura nas categorias ficção e não ficção. Este ano, serão selecionados 40 semifinalistas, 16 finalistas e 8 vencedores, sendo 4 projetos de ficção e 4 projetos de não ficção.
Os encontros de lançamento nas capitais contam com palestra de Minom Pinho, produtora executiva do NETLABTV, que abordará a importância do desenvolvimento de roteiros e projetos de séries, os resultados obtidos na primeira edição, as conexões entre o NETLABTV e o atual momento do mercado televisivo brasileiro, além de apresentar as novidades da segunda edição do concurso.
Confira detalhes sobre os encontros regionais do projeto no Nordeste:
Fortaleza:
10 de junho, às 19 horas
Endereço: Rua 24 de maio, 1221 – Centro
Salvador:
13 de junho, às 10 horas
Local: Centro Universitário Jorge Amado
Endereço: Avenida Luis Viana, 6775 – Paralela
Recife:
16 de junho, às 19 horas
Local: CANNE – Centro Audiovisual Norte Nordeste – Fundação Joaquim Nabuco
Endereço: Rua Henrique Dias, 609 – Derby
SOBRE O NETLABTV
NETLABTV é uma iniciativa idealizada pela NET e realizada pela Casa Redonda Cultural, com o apoio dos principais canais de TV por assinatura. A ideia é gerar novas oportunidades de negócios e fomentar o surgimento de novas ideias e novos formatos de séries brasileiras, fortalecendo a cadeia de valor do audiovisual no Brasil.
O NETLABTV é voltado para roteiristas, escritores, dramaturgos e criadores de todo o Brasil. Em sua primeira, recebeu edição mais de 1,8 mil inscrições de projetos de séries brasileiras para TV e mobilizou cerca de 3 mil criadores de 26 estados do País.
“Diante do enorme sucesso da primeira edição e do bom momento da indústria audiovisual brasileira, a NET tem a grande satisfação de anunciar a segunda edição do NETLABTV. Nosso papel é apoiar o desenvolvimento e aprimoramento de novos projetos de séries de TV, facilitando a geração de novos negócios entre criadores, produtoras e canais. Queremos apoiar o surgimento de novas ideias e novos formatos de séries para TV em todo o país”, afirma Fernando Magalhães, diretor de programação da NET.
REGULAMENTO
O regulamento do Concurso e a relação de documentos necessários estão disponíveis no site www.netlabtv.com.br. Dentre as informações solicitadas, estão: sinopse da série, argumento, descrição de personagens/entrevistados e roteiro do primeiro episódio da série. Serão aceitas inscrições de brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
O site do NETLABTV disponibiliza ainda informações sobre roteiro e mercado de TV, por meio de entrevistas, dicas e depoimentos em vídeo de roteiristas, produtores, showrunners e executivos dos principais canais de TV por assinatura, contribuindo para a disseminação de conhecimentos em rede.
PROCESSO DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
Todos os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por especialistas em roteiros de séries e em mercado de TV, que selecionará dentre os projetos inscritos, 40 semifinalistas e 16 finalistas, com base nos critérios: originalidade, qualidade técnica e potencial comercial da série. “A divulgação dos semifinalistas é uma das novidades desta edição. Diante do grande volume de inscrições e atendendo a sugestões que recebemos na edição passada, acreditamos que a divulgação dos semifinalistas do NETLABTV 2014 dará visibilidade para os melhores projetos de séries e também para os seus autores”, explica Magalhães.
Entre os finalistas, serão escolhidos 08 vencedores, sendo 4 de ficção e 4 de não ficção. Destes oito, dois projetos serão escolhidos por votação popular por meio do site do Concurso, uma inovação que dará voz aos assinantes de TV Paga e público em geral. Os outros 06 vencedores serão indicados pela Comissão Julgadora do Concurso. “Nesta nova edição, abriremos o voto popular para os nossos clientes e público em geral, que serão responsáveis pela escolha de dois projetos. Acreditamos ser fundamental dar voz aos nossos clientes, permitindo que participem da escolha dos conteúdos que serão desenvolvidos para sua TV”, completa Fernando Magalhães.
Além de atuar como incubadora de novas ideias e novos formatos para televisão, o NETLABTV oferecerá aos vencedores premiação composta por verba financeira de apoio ao desenvolvimento das séries – R$ 15 mil para projetos de ficção e R$ 10 mil para projetos de não-ficção –, além de laboratório e consultoria de roteiro para aprimoramento dos projetos, com rodada de apresentação para produtoras independentes e canais de TV por assinatura do País.
“O laboratório de TV está começando a crescer no Brasil. É muito difícil desenvolver uma série com o olhar de um único roteirista. Trocar informações, impressões, bater bola sobre os problemas enfrentados no percurso e contar com o olhar fresco e experiente de outros profissionais é muito importante. O consultor pode ajudar a encontrar o foco e a arquitetar a coesão da série. Compartilhar sua experiência como roteirista é compartilhar técnica. O laboratório de TV é um caminho fundamental para conseguirmos séries brasileiras de qualidade”, afirma diretor e roteirista Philippe Barcinski, presidente da Comissão Julgadora do NETLABTV.
“Há inúmeros investimentos em produção de novas séries e em regionalização da produção, mas o desenvolvimento de novos projetos continua sendo um desafio para as produtoras independentes. O NETLABTV entra como elo de ligação entre quem cria e roteiriza e o mercado de produção e exibição, apresentando projetos que passaram por um processo qualificado de seleção e, após o laboratório e consultoria, estarão em estágio avançado de desenvolvimento de roteiro”, afirma Minom Pinho, produtora executiva do NETLABTV.
A iniciativa conta com inúmeras parcerias a exemplo do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – SIAESP, correalizador da iniciativa, além do apoio daAssociação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), da Associação de Roteiristas (AR) e de órgãos e entidades regionais atuantes no setor.
NETLABTV
Período de Inscrição: de 04 de junho a 11 de julho de 2014
Regulamento e Informações: www.netlabtv.com.br
Inscrições gratuitas
SOBRE A NET
A NET é a maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina e uma das dez maiores operadoras de cabo do mundo. Presente em mais de 160 cidades, entre elas Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília, Goiânia, Maceió e João Pessoa, oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, Internet banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.
A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil, com mais de 7,5 milhões de domicílios conectados. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a empresa que mais recebe números portados de outras operadoras. Para mais informações sobre a NET, acesse www.net.com.br.
SOBRE A CASA REDONDA
A Casa Redonda é uma empresa especializada nas convergências entre cultura, aprendizado e desenvolvimento sociocultural. Com 10 anos de existência, atua de forma transversal e interdisciplinar realizando projetos e programas culturais, além de consultoria para empresas e organizações.
A Casa Redonda criou e consolidou metodologias inovadoras de gestão cultural e criativa sustentável. Tais metodologias são compartilhadas em rede com organizações, criadores e empreendedores por meio de projetos, cursos, workshops, palestras e outras ações de aprendizado colaborativo.
Na área audiovisual, assina a produção de filmes, documentários e festivais, além de projetos voltados ao desenvolvimento de cadeias criativas e produtivas alinhados com políticas públicas do setor.
SOBRE MINOM PINHO
Minom Pinho é produtora executiva do NETLABTV e sócia-diretora da Casa Redonda Cultural, além de consultora, conferencista, empreendedora e pesquisadora. Graduada em Ciência da Computação e pós-graduada em Arte e Tecnologia pela UNIFACS-BA, assina a concepção, planejamento e produção executiva de dezenas de projetos e programas culturais e criativos e fundos de investimento cultural privado para Comgás, Avon, Claro e NET. Na área audiovisual, assina a produção executiva dos filmes As Melhores Coisas do Mundo de Lais Bodanzki,Pro Dia Nacer Feliz e Amor? de João Jardim e Sonora Rio-Bahia de Jasmin Pinho, além de concepção e gestão de plataformas como Festival Claro Curtas, Projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais e NETLABTV – Concurso de Séries para TV. Em coautoria com o pesquisador e consultor André Martinez, idealizou a plataforma Sociocultural em Rede, voltada à formação de empreendedores culturais e criativos. Atua como consultora e palestrante na área de Empreendedorismo Cultural e Criativo para Sebrae, Senac, Cemec, Escola São Paulo, British Council, Consulado Britânico, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza, Fundação Vale, Rede Brazucah, Associação Kinoforum, Instituto Criar, dentre outros. O curso Inovação em Gestão do Empreendimento Cultural e Criativo, que coordenou por 3 anos na Escola São Paulo, recebeu o Prêmio da Secretaria de Economia Criativa em 2012.
Fonte: Nordeste Vip