Neste sábado (05/04), a partir das 19 horas, no Cineclube Metrópolis/Ufes, em Vitória, serão anunciados os filmes premiados da Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas que faz parte da IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora. Este ano, é a primeira vez que obras de longa-metragem fazem parte da competição que conta exclusivamente com produções locais. Antes do anúncio dos premiados, também será lançado e distribuído o DVD Coletânea da Mostra. Outro destaque da noite será a exibição do longa-metragem “Mar Negro”, de Rodrigo Aragão.
Iniciada na última terça-feira (01/04), a IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora contou com uma extensa programação de exibições e debates sobre o audiovisual. Participam da Mostra Competitiva 30 produções locais de diversos gêneros narrativos e formatos. Esses filmes concorrem em cinco categorias de premiação: Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Videoclipe, Melhor Animação e Melhor Filme Escola. O filme escolhido em cada uma das categorias recebe um prêmio de R$1.000,00. A Organização de Cineclubes Capixabas, a OCCa irá conferir um prêmio especial ao filme que mais dialogar com as questões cineclubistas.
Devido ao crescimento no número de realizadores e de produções no estado, a seleção tem ficado mais complexa e desafiadora – um sintoma de que o cinema local tem se desenvolvido. Para o público, a Mostra foi a chance de conhecer um panorama de obras de realizadores locais e de perceber esse novo momento do cinema produzido no estado. Uma outra prova de que a produção capixaba tem amadurecimento é que, nesta edição da Mostra Produção Independente, concorrem, pela primeira vez, filmes de longa-metragem.
Terror capixaba
O filme que fecha a Mostra Competitiva é o longa-metragem “Mar Negro”, de Rodrigo Aragão. O roteiro narra uma estranha contaminação que atinge uma pequena vila de pescadores. Na história, peixes e crustáceos se transformam em horrendas criaturas transmissoras de morte e destruição. O filme completa a trilogia trash do diretor – antecedido pelos filmes Mangue Negro (2008) e A Noite dos Chupacabras (2011).
Com orçamento maior que as duas produções anteriores, Aragão não poupou sangue, quer dizer, sangue falso: foram 1500 litros para dar conta da caracterização dos personagens. “Mar Negro” já foi exibido em mais de 30 festivais pelo mundo, entre eles o Mórbido Fest – maior festival latino-americano de terror. O filme também chegou aos Estados Unidos, Espanha, Holanda, México, Alemanha e Japão.
DVD de Coletânea
A fim de fazer circular as obras dos realizadores locais, a Mostra Produção Independente lança anualmente o DVD Coletânea da Mostra que reúne as produções de curta-metragem exibidas na Mostra Competitiva. Essa mídia funciona como um mecanismo de difusão do cinema local e como a memória anual da produção audiovisual do Espírito Santo. Além de ser distribuído na noite de sábado, o DVD Coletânea será enviado para bibliotecas, escolas, instituições culturais e rede de cineclubes.
A IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora é uma realização da ABD Capixaba e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), por meio de Edital de Chamamento de Evento. São apoiadores do evento o Cineclube Metrópolis, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa), o site Panela Audiovisual, a ABD Nacional, o Fórum dos Festivais, a Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).