O longa de animação brasileiro “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, ganhou o prêmio do júri e do público no 38º Festival de Annecy, na França, o mais importante evento mundial da animação.
O filme levou neste sábado (14) o Crystal Awards, principal prêmio da competição. Segundo o site “THe Hollywood Reporter”, a GKids já negociou os direitos de distribuição do filme nos Estados Unidos.
O site especializado em cinema também aponta “O Menino…” como favorito para ganhar o Oscar de melhor animação em 2015.
Divulgação | ||
Imagem do filme ‘O Menino e o Mundo’ |
Este ano, o Brasil teve participação recorde no festival francês. Além do longa de Alê Abreu, exibido na mostra competitiva, outros brasileiros–”Até que a Sbórnia nos Separe” (Otto Guerra e Ennio Torresan Júnior) e “Luz, Anima, Ação” (Eduardo Calvet)– integraram a seleção do festival.
Até 2013, quando o desenho animado “Uma História de Amor e Fúria”, do paulista Luiz Bolognesi, ganhou o prêmio de melhor filme, nenhum longa do Brasil havia participado do evento.
O diretor artístico do Festival de Annecy, Marcel Jean, disse que a animação de Alê Abreu envia um sinal forte sobre a vitalidade do cinema brasileiro, segundo informação da agência de notícias EFE.
Nesta edição do festival, que teve representantes de 73 países, também foram premiados o curta “Man on the Chair” (França/Coreia do Sul), de Dahee Jeong, o japonês “Nepia: Tissue Animals”, feito sob encomenda para companhia de papel Nepia, e o britânico The bigger picture”, de Daisy Jacobs, que ganhou o prêmio de melhor filme de conclusão de curso.
Fonte: Folha de S.Paulo