Rio de Janeiro (RJ) – O governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão comprometeu-se, nesta sexta-feira (25), a estudar a criação de uma linha especial de financiamento da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), a juros baixos, para o setor de audiovisual. A iniciativa resultou de encontro, na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre Pezão e representantes da indústria audiovisual carioca.
“Eu me comprometo a criar uma linha de financiamento para esse setor, que para mim é vital”, disse.
Importantes lideranças do cinema e da televisão estiveram na reunião, entre os quais o produtor e diretor Luiz Carlos Barreto e sua mulher Lucy, o diretor Cacá Diegues, o presidente do Canal Brasil Paulo Mendonça, o presidente da Globo Filmes Edson Pimentel e o presidente do Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (BRAVI) , Marcos Altberg.
O grupo apresentou ao governador uma proposta para levar salas de cinema a todo o interior do estado, envolvendo um investimento de R$ 250 milhões do governo ao longo de quatro anos. O projeto visa à construção de 50 equipamentos culturais, com a participação das prefeituras locais na doação dos terrenos e da iniciativa privada na fase de custeio (equipamentos).
Pezão falou aos cineastas do desejo de ter ao menos uma sala de cinema em cada um dos 92 municípios do estado, acrescentando que vai trabalhar para atingir essa meta.
Segundo documento do organizadores do encontro, a indústria do audiovisual movimenta hoje R$ 285 milhões anuais apenas na cidade do Rio.
O produtor Luiz Carlos Barreto resumiu a necessidade de haver reforço no setor:
“O Rio tem condições únicas de clima e geografia para o audiovisual. E esse setor tem que ser visto como uma verdadeira indústria, geradora de emprego e renda, como é no mundo: a indústria do entretenimento. Com a sua ajuda, poderemos nos transformar na ‘Califórnia brasileira’. Poderemos levar essa indústria para todo o interior”, afirmou Barreto a Pezão.
Fonte: PMDB