Prevendo possíveis problemas durante a Copa do Mundo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou medidas para evitar que as companhias aéreas atrasem seus voos: multa de até R$ 3,2 milhões por cada transtorno causado aos passageiros. A agência diz que voos com mais de quatro horas de atraso renderão multa de até R$ 10 mil por passageiro, se as aéreas não garantirem reembolso, realocarem os clientes a outros voos ou instalarem-nos em hotéis.
Atualmente, os dois maiores aeroportos do País, no Rio e em São Paulo, operam acima de sua capacidade. E, para piorar, as novas instalações de outros aeroportos de menor porte não serão testadas antes da Copa. O clima tenso já se configura: neste fim de semana, passageiros de uma das aéreas quebraram as portas de emergência de uma aeronave, após esperarem o desembarque por quatro horas.
Semana nervosa
A última semana de janeiro será marcada por eventos que podem ampliar a instabilidade dos mercados financeiros da última sexta-feira, ou acalmá-los. O principal é a reunião do banco central dos Estados Unidos, o Fed, que sinalizará a manutenção do ritmo gradual de retirada dos estímulos monetários à economia norte-americana. Aqui, o mercado aguarda os números finais de 2013 relativos à situação das contas públicas, por meio do Banco Central.
Preço alto
O governo paga um preço alto para financiar no mercado o buraco nas contas públicas. A expectativa de que a inflação continue resistente nos próximos meses tem elevado o custo para o governo se financiar. Para especialistas, a probabilidade de o Banco Central elevar a taxa Selic para conter os preços é o principal fator a impulsionar taxas de títulos públicos.
Bienal Naifs
O Sesc de São Paulo abriu inscrições à Bienal Naïfs do Brasil 2014, na Universidade de Piracicaba (SP). O evento foi criado para estimular a participação dos artistas plásticos produtores de obras enquadradas na categoria de arte ingênua, espontânea, instintiva e popular. A bienal é referência aos que têm vínculo com essa arte. Neste ano será a 12ª edição do evento.
Alta produção…
A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (Abpitv) atingiu a marca de 400 associados. Entre eles, estão produtoras de todos os portes, espalhadas por 15 estados brasileiros. Desde o início do ano, o número de associados da entidade cresceu 35%, aumento que reflete a integração entre o avanço da produção independente.
… independente de televisão
“Este novo cenário é uma progressão natural, resultado do protagonismo da Abpitv, que tem se empenhado em promover ações sintonizadas com a aprovação da Lei 12.485”, diz o presidente Marco Altberg. A associação diz não poupar esforços para promover a aproximação entre produtoras e o mercado.
Uma cidade sim…
Muito se falou sobre a cidade de São Paulo por ocasião de mais um aniversário. Reconhecida mundialmente por sua criatividade e empreendedorismo, a cidade é fonte também de inesgotáveis oportunidades. Mas, apesar de o local respirar empreendedorismo, abrir o próprio negócio não deixa de ser um desafio.
… inesgotáveis oportunidade
Por isso, o Angels Club, plataforma que conecta investidores interessados em novos projetos, pode ser o caminho para quem deseja empreender. A plataforma, diz o vice-presidente de negócios e relacionamento da empresa, Junior Borneli, é um canal aberto a todos.
Fonte: DCI