Produção audiovisual capixaba

A relação do audiovisual com as transformações socioculturais contemporâneas é o tema da IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora, que será realizada entre os próximos dias 1º e 5 de abril  no Cineclube Metropólis – Ufes, em Vitória. Uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), esse tradicional evento do cinema capixaba contará com uma extensa programação aberta ao público e formada por Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas, debates, palestras e lançamentos da Revista Milímetros, do catálogo 101 Filmes Capixabas e do DVD Coletânea da Mostra.

Um dos destaques da programação é a exibição do longa-metragem “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, que abre o evento na noite de terça-feira (1º/04). Tendo como tema a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista,  esse documentário recebeu o prêmio especial do júri no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e vem colecionando elogios por festivais internacionais onde tem sido exibido. No Espirito Santo, esta será a primeira exibição pública do filme.

Para o presidente da ABD Capixaba, Ricardo Sá, a Mostra Produção Independente tem se consolidado como uma janela de difusão e de valorização do audiovisual capixaba. “A Mostra é, por excelência, um espaço que promove a visibilidade da produção cinematográfica local e cumpre a função de inserir o Espírito Santo nas principais discussões que vêm acontecendo no país em torno das atividades do setor. Além disso, o evento  possibilita que o público tenha acesso às recentes produções locais. Este ano abrimos a Mostra Competitiva para filmes de qualquer duração e selecionamos dois longas capixabas de qualidade, como prova de que o audiovisual capixaba está alcançando sua maturidade”,  afirma Ricardo.

Na Mostra Competitiva, concorrem 30 produções locais nos gênero ficção, documentário e videoclipe. Este ano serão cinco prêmios no valor de R$1.000,00 que serão anunciados no último dia da IX Mostra Produção Independente.

Pensar o audiovisual

Além da exibição de filmes, a IX Mostra Produção Independente reservou espaço em sua programação para a reflexão sobre os modos de produção audiovisual praticados atualmente no Espírito Santo. O formato escolhido foi o relato de experiências de realizadores com a presença de um mediador. O primeiro debate, a ser realizado na quarta-feira (02/04), será sobre as experiências de registro audiovisual feitas durante as manifestações públicas ocorridas em Vitória em 2013. Os realizadores presentes irão falar sobre as suas estratégias para a captura e a transmissão de imagens.

A segundo mesa de debates, na quinta-feira (03/04),  abre portas para um dos temas mais discutidos atualmente entre os realizadores audiovisuais capixabas: a produção de filmes de longa-metragem. Diretores de longas capixabas produzidos por meio de diferentes mecanismos de fomento irão relatar suas experiências e discutirem sobre os diferentes modos de realização empreendidos para a realização dos seus filmes.

Na sexta-feira (04/04), a programação de palestras irá oferecer aos estudantes e realizadores capixabas um painel dos mecanismos de produção audiovisual disponíveis no Governo Federal. Representantes da Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão, da Agência Nacional do Cinema e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo apresentarão os caminhos para viabilizar uma produção audiovisual por meio de fontes de financiamento federais e estaduais.

Ainda na sexta-feira, a atividade que encerra a programação de debates será uma mesa sobre produção para TV e outras mídias, como documentários, curtas-metragens, séries, web-séries, games e appbooks. A partir dos relatos de experiências de profissionais e de estudantes, serão levantadas motivações dos que se aventuram por este caminho da produção audiovisual, ainda inseguro, mas profundamente promissor.

Na tarde de sábado todos os diretores que estiverem com filmes na Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens estão convidados a participarem do Encontro de Realizadores. Esse será um momento importante para os realizadores capixabas falarem sobre os diferentes modos de produção e as diversas propostas estéticas presentes em seus filmes.

Lançamentos

Como estratégia para fazer circular e repercutir as obras e debates presentes no evento, durante IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora serão lançados e distribuídos gratuitamente a 4ª edição da Revista Milímetros, o DVD Coletânea da Mostra e o catálogo digital 101 Filmes Capixabas.

A Revista Milímetros traz textos que refletem sobre a produção audiovisual independente do Estado e também funciona como catálogo dos filmes que fazem parte da programação da Mostra Produção Independente. O DVD Coletânea da Mostra reúne as produções locais de curta-metragem exibidas na Mostra Competitiva e funciona como um mecanismo de difusão desse conteúdo audiovisual. Uma iniciativa do site Panela Audiovisual, o catálogo 101 Filmes Capixabas é uma publicação no formato e-book que reúne as produções locais realizadas entre 1999 e 2014, além de trazer reflexões sobre o circuito cinematográfico do Espírito Santo.

A IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora é uma realização da ABD Capixaba e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).  São apoiadores do evento o Cineclube Metrópolis, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa), o site Panela Audiovisual, a ABD Nacional, o Fórum dos Festivais, a Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Programação IX Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora

1º/04 (TERÇA-FEIRA)

19 horas – Lançamento da Revista Milímetros nº 4

19h30 – Exibição do Filme de Abertura

Outro Sertão (Documentário, 73’, 2013), de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela [filme fora da Mostra Competitiva]

02/04 (QUARTA-FEIRA)

14 horas – Mesa 1: Filmagem, Transmissão e Cobertura das Manifestações – O Audiovisual Contemporâneo e a Cultura das Redes

19 horas – Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas

– Setembro Negro ES (Documentário, 5’, 2013), de Davis Alvim

– Inconstância (Documentário, 17’46”, 2013),  de Diego de Jesus

– Encosto (Ficção, 7’, 2013), de Joel Caetano

– Transpostal (Animação, 10’, 2013), de Ariane Piñeiro, Beatriz Lindenberg e Marinéa Anatório

– Me abraça (Videoclipe, 4’13”, 2013),  de Monica Nitz

– O Congueiro do Santo Preto (Documentário,  23’, 2013), de Fábio Carvalho

– A Fantástica Vida de Baffus Bagus Bagarius,  (Ficção / 13’37” / 2012), de Alexander S. Buck

– Fragma, (Ficção, 12’, 2013), de Eduardo Moraes

– Perto da minha casa (Documentário, 16’, 2013), de Carolini Covre e Diego Locatelli

–  Borum-Krenak (Documentário, 10’, 2013), de Adriana Jacobsen

03/04 (QUINTA-FEIRA)

14 horas – Mesa 2: Relatos de Experiências de Realizadores de Longas-Metragens Capixabas

19 horas – Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas

– À Sombra da Mucuri (Animação, 10’, 2013), dos Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Mucurici

– Dizem que o Brasil só para na Copa (Documentário, 2’37”, 2013), de Bianca Sperandio e Marcos Luppi

– Skateboards in the deathpit (Videoclipe, 1’25”, 2013), de Lucas Bonini

– Sinal Vermelho (Documentário, 15’22”, 2013), de Cristina Margon e Naiara Bolzan

– Meninos do Arco-íris (Documentário / 23’ / 2013), de Herbert Bastos e Lamartine Neto

– Algo sobre Nós (Ficção, 15’, 2013), de Diego Locatelli

– Tão longe é aqui (Documentário, 76’, 2013), de Eliza Capai

04/04 (SEXTA-FEIRA)

9 horas – Palestra 1: Orientações sobre o Fundo Setorial do Audiovisual (palestra com representante da Agência Nacional do Cinema)

11 horas – Palestra 2: Orientações sobre os Editais de Audiovisual 2014 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Palestra com representante da Secult)

14 horas- Palestra 3: Políticas e Mecanismos Federais de Produção Audiovisual com foco na nova Lei da TV  Paga (palestra com representante da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão)

16 horas – Mesa 3: Relato de Experiências em Produção de TV e Outras Mídias (Debate com realizadores e profissionais do setor)

19 horas – Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas

– Imprensados – A Luta pelo Território Quilombola do Sapê do Norte – ES (Documentário, 19’30”, 2013), de Ariel Lacruz, Breno Vinicius Silva, Lígia Sâncio, Tião Xará e Vitor Hugo Simon

– Sangue e Rosa (Animação, 14’54”, 2011), de Diego Scarparo e Henrique Gomes

– Cavalo Ferro(Documentário, 20’, 2013), de Gui Castor

– Cláudio (Ficção, 6’48”, 2013), de Raphael Araújo

– Abrigo ao Sol(Ficção, 18’, 2013), de Emerson Evêncio

– Amigo Imaginário: Uma conquista feminina no Espírito Santo (Documentário, 14’, 2013), de Oswaldo Baldin

– Pra casa agora eu vou (Ficção, 9’23”, 2012), de Erly Vieira Jr

– Ali, na Costa Pereira (Documentário, 31’, 2013), de Ethos Diálogos Visuais

05/05 (SÁBADO)

Das 16 às 18h – Encontro com os realizadores da Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas

19 horas – Lançamento do DVD Coletânea da Mostra e do catálogo 101 Filmes Capixabas

19h30 – Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas

– Disseram… (Videoclipe, 5’05”, 2011), de William Andrade

– Onde está o grande tema? (Videoclipe,  4’32”, 2012), de Carolini Covre

– Quad (Videoarte, 1’30”, 2013), de Lucas Côrtes

– Xtrada Parq (Ficção, 2’26”, 2012), de Vitor Lopes, Fabricio Noronha e Gerô

– Mar Negro (Ficção, 99’, 2013), de Rodrigo Aragão

21h30 – Premiação

Serviço:

XI Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora

Data: de 1º a 5 de abril de 2014

Local: Cineclube Metrópolis – Ufes/Campus Goiabeiras – Vitória-ES

Fazem parte da programação da XI Mostra Produção Independente – Meu Tempo é Agora a Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens Capixabas com 30 produções locais, a exibição do longa-metragem de abertura, debates e palestras sobre a produção e difusão do audiovisual contemporâneo, encontro de realizadores, lançamentos da Revista Milímetros n º6, do DVD Coletânea da Mostra e do catálogo 101 Filmes Capixabas e a Premiação.

ENTRADA FRANCA

Fonte: Diário da Barra