A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão completa 15 anos de atividades em junho próximo e, para comemorar, lança o especial Brasil em Todas as Telas, um panorama do mercado audiovisual brasileiro na atualidade.
Uma centena de depoimentos, reunindo produtores, dirigentes de canais de TV, representantes de órgãos oficiais e convidados internacionais conduzem a narrativa deste programa especial, dirigido e apresentado pelo jornalista e diretor de televisão Gabriel Priolli, ex-conselheiro da BRAVI.
Entre os depoentes, nomes como Mario Borgneth, Secretario do Audiovisual; Manoel Rangel, Diretor Presidente da ANCINE, Sérgio Sá Leitão, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Diretor Presidente da RioFilme; Ian SFB, criador do projeto Porta dos Fundos; Pierre Lévy, filósofo; e Dan Weiss, criador e produtor da série Game Of Thrones.
Gravado durante o RioContentMarket 2014, o principal evento de conteúdo audiovisual da América Latina, Brasil em Todas as Telas faz um histórico do esforço da produção independente pela organização do setor e pela criação de políticas públicas para o audiovisual, como o Fundo Setorial do Audiovisual e a Lei Federal 12.485, sancionada em setembro de 2011.
Graças à efetivação dessa lei, que estabeleceu cotas de exibição de conteúdo nacional nos canais a cabo e mecanismos de fomento à produção, o setor audiovisual vivencia hoje um aquecimento sem precedentes em sua história.
Canais internacionais adquirem feições brasileiras, novos canais surgem com programação nacional e produtores de todas as regiões do país levam seus filmes e programas às telas. Séries brasileiras de ficção já competem com as internacionais como as mais assistidas pelos nossos assinantes.
Sem dúvida, o resultado dessas políticas é a afirmação do conteúdo brasileiro no mercado nacional e internacional. Um cenário onde produtores independentes e canais de televisão estabelecem uma nova relação, aqui e nos principais centros de cinema e televisão do mundo.
No mercado brasileiro, até mesmo a televisão aberta, que tradicionalmente produz o seu próprio conteúdo, é estimulada a dialogar com a produção independente e abre espaços para ela. Já os canais pagos, que priorizavam a compra de produtos internacionais para a sua programação, agora exibem uma grade bastante diversificada, com a presença expressiva de produtos nacionais.
O resultado desse novo momento do audiovisual brasileiro é visível também em outras “janelas” de exibição, como a TV conectada ou a internet. São documentários, séries de ficção, desenhos animados, reality shows, web séries e games, que revelam muitas faces, cores e sotaques do Brasil. É o audiovisual contribuindo com sua diversidade de produtos para reforçar a identidade cultural brasileira.
Brasil em Todas as Telas será exibido a partir de 1º de junho, em horários variados, através de um pool de canais que prestigiam a produção brasileira independente de audiovisual: PLAYTV, CINEBRASiLTV, CURTA!, BOX BRAZIL, entre outros.
Fonte: Portal MakingOf