A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão completa 15 anos de atividades em junho próximo e, para comemorar, lança o especial Brasil em Todas as Telas, um panorama do mercado audiovisual brasileiro na atualidade.
Uma centena de depoimentos, reunindo produtores, dirigentes de canais de TV, representantes de órgãos oficiais e convidados internacionais conduzem a narrativa deste programa especial, dirigido e apresentado pelo jornalista e diretor de televisão Gabriel Priolli, ex-conselheiro da BRAVI. Entre os depoentes, nomes como Mario Borgneth, Secretario do Audiovisual; Manoel Rangel, Diretor Presidente da ANCINE, Sérgio Sá Leitão, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Diretor Presidente da RioFilme; Ian SFB, criador do projeto Porta dos Fundos; Pierre Lévy, filósofo; e Dan Weiss, criador e produtor da série Game Of Thrones.
Gravado durante o RioContentMarket 2014, o principal evento de conteúdo audiovisual
da América Latina, Brasil em Todas as Telas faz um histórico do esforço da produção independente pela organização do setor e pela criação de políticas públicas para o audiovisual, como o Fundo Setorial do Audiovisual e a Lei Federal 12.485, sancionada em setembro de 2011.
Graças à efetivação dessa lei, que estabeleceu cotas de exibição de conteúdo nacional nos canais a cabo e mecanismos de fomento à produção, o setor audiovisual vivencia hoje um aquecimento sem precedentes em sua história. Canais internacionais adquirem feições brasileiras, novos canais surgem com programação nacional e produtores de todas as regiões do país levam seus filmes e programas às telas. Séries brasileiras de ficção já competem com as internacionais como as mais assistidas pelos nossos assinantes.
Sem dúvida, o resultado dessas políticas é a afirmação do conteúdo brasileiro no mercado nacional e internacional. Um cenário onde produtores independentes e canais de televisão estabelecem uma nova relação, aqui e nos principais centros de cinema e televisão do mundo.
No mercado brasileiro, até mesmo a televisão aberta, que tradicionalmente produz o seu próprio conteúdo, é estimulada a dialogar com a produção independente e abre espaços para ela. Já os canais pagos, que priorizavam a compra de produtos internacionais para a sua programação, agora exibem uma grade bastante diversificada, com a presença expressiva de produtos nacionais.
O resultado desse novo momento do audiovisual brasileiro é visível também em outras
“janelas” de exibição, como a TV conectada ou a internet. São documentários, séries de ficção, desenhos animados, reality shows, web séries e games, que revelam muitas faces, cores e sotaques do Brasil. É o audiovisual contribuindo com sua diversidade de produtos para reforçar a identidade cultural brasileira.
Brasil em Todas as Telas será exibido a partir de 1º de junho, em horários variados, através de um pool de canais que prestigiam a produção brasileira independente de audiovisual: PLAYTV, CINEBRASiLTV, CURTA!, BOX BRAZIL, entre outros.
Ficha Técnica
BRASIL EM TODAS AS TELAS
50 minutos – 5 blocos de 10 min.
Realização: BRAVI
Produção: Boulevard Filmes
• Apresentação e Direção Geral: Gabriel Priolli
• Roteiro: Julia Priolli, Angélica Moura e Gabriel Priolli
• Edição: J.C. de Oliveira
• Produção-Executiva: Geovana Cypreste e Letícia Friedrich
• Produção: Connie Ferreira
• Videografismo / Arte Digital: SuperUrber / Marcos Moraes
• Supervisão-Geral: Mauro Garcia e Marco Altberg
Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (BRAVI)
A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e possui mais de 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.
Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)
O BTVP é o programa internacional da BRAVI, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.
Fonte: Você faz TV