RioContentMarket 2014 é lançado oficialmente no Rio de Janeiro

Programação oficial foi apresentada durante evento para parceiros, patrocinadores e apoiadores do evento que aproxima a produção independente aos canais de TV e demais plataformas

Aconteceu na última terça-feira, 11 de fevereiro, o lançamento oficial da programação e da estrutura do RioContentMarket 2014, evento de produção de conteúdo audiovisual aberto à indústria de televisão e mídias digitais, realizado pela Associação Brasileira dos Produtores Independentes de TV (BRAVI) e pela Esmeralda Produções, em parceria com a Fagga | GL events Exhibitions. A apresentação foi realizada para parceiros, patrocinadores e apoiadores do evento no Hotel Windsor Copacabana, Rio de Janeiro.

 Na ocasião, Adrien Musselet, diretor comercial da RioFilme, empresa de investimentos em audiovisual da Prefeitura do Rio de Janeiro, que patrocina o RioContentMarket desde o princípio, lembrou que o evento é maior mercado para a produção independente na América Latina e o segundo no mundo. O que demonstra, segundo Musselet, o clima de confiança que o evento conseguiu gerar em apenas quatro edições. “O RioContentMarket é o cartão de visitas da indústria audiovisual do Brasil e que traz uma nova geração de empreendedores”, declarou.

Entre os parceiros do RioContentMarket estão a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Para Luciane Gorgulho, chefe do departamento de cultura do BNDES, essa é além de uma ação de patrocínio, uma vez que o evento ajuda a cumprir a missão do banco em promover o desenvolvimento.

 A Secretaria do Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e a TV Brasil, apostam no evento e fazem parte dele desde o seu início. “Esse é um ambiente de negócios é muito maior que apenas para o setor audiovisual mas para a cidade como um todo, que acompanha o movimento constante de crescimento e melhora do mercado”, afirmou Julia Levy, superintendente de audiovisual da SEC. “Não adianta ter recursos, sem meta a ser alcançada”, ressaltou Carlos Young Tolomei, da SECOM. “Com o RioContentMarket cumprimos nosso papel fundamental de fomentar e incentivar a produção audiovisual”, Bete Rosa, gerente executiva de marketing da TV Brasil.

 O crescimento do RioContentMarket demonstra o protagonismo da produção independente, sendo o lugar ideal para dialogar com esse mercado. Para o SBT essa é uma oportunidade de afirmar a importância das coproduções para o canal, que prevê novos lançamentos a partir de março. O Canal Futura, que tem a maior parte de sua produção vinda de produtores independentes, também é um dos apoiadores do evento, que conta ainda com a presença da TV Globo e da TV Cultura, além da Sony, NET, TOTVS, Giros, PlayTV e outros.

 No lançamento também estiveram presentes representantes do Senai, da Firjan, do Venture Forum, Cesnik Salinas e dos Consulados da França, da Holanda e da Argentina, Canal Curta. A programação oficial do RioContentMarket 2014 será apresentada ao público em geral a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro, no site do evento. Serão mais de 13 keynote speakers, que vão desde os criadores da série “Game of Thrones” até o filósofo da cybercultura, Pierre Lévy. Em sua quarta edição, o evento conta com um recorde de inscrições para as rodadas de negócios, com players de todo o mundo.

 Acompanhe as demais novidades do RioContentMarket 2014 no site: www.riocontentmarket.com.br