Belo Horizonte sedia de 26 a 28 de novembro um importante encontro de realizadores e executivos do setor audiovisual de todas as regiões do Brasil, em torno do 9º Seminário Internacional Imagem dos Povos. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas entre 14 e 24 de novembro, via internet.
Orientado pelo tema Diversidade e Mercado Audiovisual, o seminário avalia os cenários e condições atuais da produção e difusão de conteúdos da diversidade nos meios públicos e privados e apresenta aos participantes as oportunidades de financiamento e aquisição de conteúdos audiovisuais disponíveis no mercado.
O encontro facilita o acesso de produtores e diretores de cinema e vídeo aos mecanismos de formação da Ancine, a agência reguladora do audiovisual, com ênfase no programa PRODAV 03, voltado à implementação de núcleos criativos.
Nesta edição, o Imagem dos Povos dá atenção especial às possibilidades abertas pela Lei 10.369/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e dos africanos na educação básica e gera uma demanda expressiva de conteúdos sobre a cultura negra brasileira e sobre o negro na formação da sociedade nacional, com vistas a uma educação antirracista.
O conteúdo audiovisual existente sobre o assunto ainda é incipiente no país. E a ampliação das janelas de exibição, em decorrência dos efeitos da Lei 12.485/2011 (que garante a presença de conteúdo nacional independente na TV paga) favorece o desenvolvimento de projetos com esta temática, com as facilidades oferecidas pelas variadas linhas de financiamento disponíveis.
O 9º Imagem dos Povos começa no dia 21 de novembro com a Oficina de Formatação de Projetos para Televisão – BRAVI, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão.
O seminário conta com mesas informativas e espaços de troca de experiências, em um ambiente propício à concretização de parcerias e negócios.