Startups mostram como resolver problemas de grandes empresas em evento

Pitch Corporate, no Google Brasil (Foto: PEGN)

Unir startups e possíveis clientes foi o objetivo do Pitch Corporate, evento organizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Dez startups foram selecionadas por uma banca de especialistas entre mais de 200 empresas inscritas. Cada uma delas teve cinco minutos para fazer um pitch e mais três minutos para responder dúvidas.

Na plateia, estavam empresários e executivos de setores representados por três entidades: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicap) e Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (Abpitv). Entre as empresas presentes estavam O2 Play, Riclan e Dois Rios Moda Íntima

O tema do evento era exportação e as startups foram selecionadas com base em três eixos essenciais para esta atividade: logística (incluindo transporte, rastreamento e compartilhamento), gestão (financeira, contratos e jurídico e CRM – de clientes) e supply chain (resíduos, clube de compras e e-commerce).

Segundo Guilherme Junqueira, gerente executivo da ABStartups e coordenador do Pitch Corporate, a ideia é aproveitar o formato de pitch que as empresas já usam em eventos com investidores para falar direto com clientes e fechar negócios. “De cada 10 pitchs, sete reuniões são agendadas e quatro negócios são fechados”, diz.

Esta é a primeira edição do evento e a ideia é replicar o formato envolvendo outros setores e novos temas. “Esse trabalho é um piloto, que estamos começando com alguns segmentos”, afirma Cristiano Braga, gerente executivo da Apex-Brasil.

A próxima edição do evento terá o tema Educação e deve acontecer em 16 de abril. “A gente está saindo um pouco da nossa zona de conforto e fazendo o mesmo dever de casa que a gente pede para as empresas que querem inovar. Com certeza, essas conexões vão trazer mais competitividade e a gente espera conseguir ampliar para outros setores”, diz Igor Brandão, gestor de projetos da Apex-Brasil.

Veja o perfil das startups que se apresentaram no Pitch Corporate:

Agendor: oferece CRM, software de gestão de clientes, que ajuda a organizar os contatos de venda e melhorar o relacionamento da equipe de vendas.

B2Blue.com: uma plataforma online para venda de resíduos sólidos gerados pelas empresas.

CargoBR: sistema de intermediação de compra e venda de fretes para transportes de qualquer tipo e tamanho.

Convenia: uma plataforma de benefícios e descontos para funcionários.

I2O: sistema de monitoramento industrial, que capta informações nas fábricas e transforma em indicadores para a empresa.

Linte: plataforma para gerenciar grandes volumes de processos jurídicos.

Rock Content: produz conteúdo sob demanda para empresas como estratégia de marketing.

Seed Digital: produz sensores que conseguem identificar clientes e suas percepções dentro do ponto de venda.

Simbio: sistema na nuvem de gestão financeira e análise de consumo em ponto de venda para empresas do varejo.

Tracksale: plataforma que avalia o sentimento do cliente e a experiência de compra.

 

Fonte: PEGN