“Índios em Movimento”, de Marco Altberg, estreia no SescTV

O canal SescTV estreia, em 13 de dezembro, às 23h, a série “Índios em Movimento”, dirigida por Marco Altberg. “A ideia nasceu da necessidade de existir conteúdos indígenas na TV. O SescTV abraçou essa ideia. Criamos então um ciclo de filmes de conteúdos indígenas brasileiros, com uma série de programas introdutório sob a forma de debate sobre os temas que os filmes apresentam”, conta Altberg. A proposta é promover a reflexão sobre os povos indígenas e suas questões históricas, sociais, culturais, políticas e ambientais. Os oito episódios de aproximadamente 20 minutos serão exibidos diariamente, até o dia 20 de dezembro.

Os debates foram ambientados no interior da Oca Hunikuin, instalada no Parque Laje, no Rio de Janeiro, o que, segundo Altberg, conferiu harmonia na ambientação do set de gravação da série.  “Índios em Movimento” tem a participação participação da antropóloga Betty Mindlin; do líder indígena Ailton Krenak; do indegenista e cineasta Vincent Carelli; e de Felipe Milanez, jornalista e ativista dedicado às causas indígenas.

Os filmes a serem exibidos na série foram realizados em diferentes momentos históricos do país. As películas apresentam a relação dos índios com os sertanistas desde a época de Rondon, o contato dos índios isolados com o homem branco, a organização das comunidades indígenas até a aculturação destes povos.

No primeiro programa da série, Rondon, Amor, Ordem e Progresso, o tema motivador será o olhar do não-índio a partir do trabalho do Marechal Rondon. Ilustrado por imagens da época, o programa traça o perfil do homem que escreveu sua história junto com as demarcações de nossas fronteiras. Após o debate, será exibido na íntegra o documentário Rondon, Amor, Ordem e Progresso, dirigido por Marco Altberg. O filme resgata a trajetória de vida do sertanista, contada em depoimentos de estudiosos e seguidores, como Darcy Ribeiro e os irmãos Villas Bôas.

Na foto estão Vicent Careli (indígena e cineasta), Betty Mindlin (antropóloga), Aínton Krenak (líder indígena) e Felipe Milanez (jornalista e ativista dedicado às causas indígenas).

 

Notícias relacionadas