Ação da BRAVI através da Lei Paulo Gustavo levará capacitação e negócios para diversas cidades do interior paulista.
Estão abertas, até o dia 02 de agosto, as inscrições para o BRAVI.LAB, um programa realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) voltado para novos executivos da indústria audiovisual, com foco especial em produtores executivos e showrunners. O principal objetivo do programa é fornecer as bases necessárias para o desenvolvimento e gestão da propriedade intelectual no setor audiovisual.
Segundo Mauro Garcia, presidente da BRAVI, o programa é uma iniciativa inédita que busca identificar e capacitar executivos talentosos no estado de São Paulo. Atualmente, a associação possui 308 associados no estado, sendo que a maioria está concentrada na capital São Paulo. “Poder avançar essas barreiras e oferecer oportunidades de negócios e geração de receitas e empregos é de suma importância para a sustentabilidade do setor. O BRAVI.LAB é audacioso, acolhedor, diverso e tem um imenso potencial de alcançar um público que até então não tinha um contato tão próximo com a indústria audiovisual”, afirma Garcia.
O programa é gratuito e limitado a 100 vagas na primeira fase. Dividido em três fases com duração de até 8 meses, o BRAVI.LAB é exclusivo para profissionais do estado de São Paulo.
1ª Fase | Workshops Online: 8 módulos, com carga horária de 48 horas;
2ª Fase | Do Pitch ao Deal: projetos selecionados, com carga horária de 12 horas;
3ª Fase | Ações Presenciais: ações em 5 cidades consideradas polos audiovisuais.
As vagas são limitadas, com ao menos 30% das vagas reservadas para pessoas negras, pardas e indígenas. Além disso, o BRAVI.LAB adota medidas inclusivas, permitindo que o conteúdo seja acessível para a comunidade surda através de intérpretes em Libras.
A programação completa e os regulamentos para o BRAVI.LAB podem ser acessados no endereço www.bravi.tv. As inscrições podem ser feitas através do link: https://form.jotform.com/241744157210045
Descritivo e Objetivos
1ª Fase – Workshops Online (Inscrições abertas)
Os oito módulos desta fase abordam os principais aspectos do mercado audiovisual, oferecendo aos participantes um conjunto abrangente de conhecimentos e habilidades necessários para o sucesso nessa indústria dinâmica:
Módulo 1: Linha do Tempo da Indústria Audiovisual no Brasil
Consultor: Alfredo Manevy
Carga horária: 3 horas (1 encontro)
Módulo 2: Desenvolvimento de Projetos
Consultora: Raquel Leiko
Carga horária: 6 horas (3 encontros)
Módulo 3: Distribuição e Licenciamento
Consultora: Paula Gomes
Carga horária: 6 horas (3 encontros)
Módulo 4: Controladoria e Prestação de Contas
Consultora: Simone Souza
Carga horária: 6 horas (3 encontros)
Módulo 5: Film Business
Consultores: Sílvio Soledade e Minon Pinho
Carga horária: 6 horas (2 encontros)
Módulo 6: Atuando em um Mercado Global
Consultores: Felipe Boclin, Lucas Soussumi e Ana Key Kapaz
Carga horária: 6 horas (2 encontros)
Módulo 7: Legislação Audiovisual e Direitos Patrimoniais, Autorais e Intelectuais
Consultor: Nichollas Alem (BSA Advogados)
Carga horária: 6 horas (3 encontros)
Módulo 8: Environmental, Social and Governance (ESG) na Prática
Consultoras: Raquel Lemos e Marilha Naccari
Carga horária: 9 horas (4 encontros)
2ª Fase – Do Pitch ao Deal
Na segunda fase, os participantes que completarem ao menos 70% da carga horária da 1ª fase são encaminhados para a etapa seguinte. Até 15 projetos audiovisuais serão selecionados e receberão mentorias nos aspectos executivo e criativo. Serão realizadas simulações de pitching e desenvolvimento de pitch decks utilizando a metodologia business model canvas. O objetivo é aprimorar as habilidades de apresentação e facilitar a exposição de suas propriedades intelectuais para possíveis compradores.
3ª Fase – Ações Presenciais
Na última fase do BRAVI.LAB, após a preparação dos 15 projetos e simulações de pitch, ocorrerá uma rodada de negócios, onde os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos a empresas convidadas. Serão realizadas cinco ações presenciais nas regiões do Grande ABC, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Esta etapa visa estabelecer parcerias, construir redes e concretizar acordos comerciais, ampliando as oportunidades de negócios para os participantes do programa.
Além das rodadas de negócios, serão realizados showcases das empresas convidadas, onde terão a oportunidade de apresentar ao público local suas demandas por conteúdo, modelos de negócios e formas de viabilizar coproduções, licenciamentos e aquisições. Serão convidados canais de TV aberta e paga, plataformas de VOD, produtoras e distribuidoras.
O BRAVI.LAB é uma produção da Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne mais de 677 produtoras independentes de 21 estados brasileiros. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo. Para mais informações, escreva para bravi@bravi.tv.