Instituto Catarina Criativa e FIES lançam banco de projetos culturais

Com o objetivo de dar visibilidade aos projetos audiovisuais selecionados pela Mostra Catarina Criativa, evento que aconteceu nos dias 9 e 10 de junho em Florianópolis e contou com a parceria institucional da BRAVI, o Instituto Catarina Criativa lançou durante o encontro um Banco de Projetos online. Esses projetos passaram por uma série de etapas de seleção e desenvolvimento até ficarem disponíveis para empresas interessadas em patrocínio cultural. O lançamento foi o auge da Mostra, que contou também com palestra sobre as principais questões e desafios da captação de recursos para financiamento da cultura e um painel com alguns dos maiores patrocinadores culturais do Estado, a Portonave, a Unimed e a Tractebel, que apresentaram o retorno que têm alcançado com essa iniciativa e o que buscam na hora de escolher os projetos.

O Banco de Projetos

A partir de agora, o Instituto Catarina Criativa passa a disponibilizar para os investidores um banco de projetos de alta qualidade, propostos por empresas produtoras audiovisuais associadas à Federação da Indústria de Santa Catarina (FIESC) através do Sindicato da Indústria Audiovisual de SC, o Santacine.

Um dos objetivos do Banco é diminuir o desperdício de incentivos fiscais para projetos culturais. Para se ter uma ideia, esses desperdícios somam mais de R$ 20 milhões ao ano, segundo dados levantados pelo Instituto com análise das 126 empresas catarinenses que estão entre as maiores do Sul do Brasil.

Esse desperdício ocorre porque muitas empresas têm receio de investir em patrocínios culturais ou dificuldade para selecionar projetos. E foi para facilitar esse caminho que o Instituto lançou o Banco de Projetos.

Segundo Eduardo Somaggio, no Banco, as empresas terão acesso a projetos de qualidade e pensados para maximizar a exposição da marca e para gerar um impacto social relevante. Ainda falta a percepção de que patrocinar projetos de cultura é uma forma de aproveitar parte dos impostos para fortalecer a indústria cultural catarinense, gerando emprego e renda.

Os produtores culturais interessados em inscrever seus projetos para a próxima edição da Mostra Catarina Criativa devem ficar atentos aos canais de comunicação do Instituto para não perder a data de inscrição. A Mostra Catarina Criativa é uma realização do Instituto Catarina Criativa e Fundação CERTI, com a promoção da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (CODESC) e apoio, além da BRAVI, do Sapiens Parque, FIESC, SENAI, Sindicato da Indústria Audiovisual de SC (Santacine) e PROJETA Planejamento e Marketing.