João Batista de Andrade indicado a presidência da ANCINE

O cineasta mineiro João Batista de Andrade, atual secretário-executivo do Ministério da Cultura, foi convidado pelo ministro da pauta, Roberto Freire, a assumir a presidência da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) a partir de maio, quando termina o mandato de Manoel Rangel.

Andrade será responsável por traçar as diretrizes para o audiovisual, gerindo o Fundo Setorial do Audiovisual. Entre as principais pautas está a regulamentação dos serviços de vídeo sob demanda (VoD).

A indicação de Andrade seguirá um rito. Primeiro será levada para sanção do presidente, Michel Temer. Depois, João Batista será sabatinado por uma comissão do Senado, e, mais tarde, sua nomeação deverá passar por aprovação dos senadores em plenário. Somente após aprovações e nomeação oficial o cineasta poderá então assumir o cargo de diretor-presidente da ANCINE. Esse processo deve coincidir com a saída de Rangel da agência.

Aos 77 anos, João Batista de Andrade acumula mais de 50 anos de carreira no cinema. Foi secretário de Cultura do Estado de SP, entre 2005 e 2006, no governo Alckmin. E também foi presidente da Fundação Memorial da América Latina, de 2012 a 2016.

Fonte: Folha online e Globo.com

Foto: Divulgação MinC

Notícias relacionadas