Lançamento de Editais marca estreia do Programa CPLP no Brasil

A cerimônia de lançamento dos editais do Programa CPLP Audiovisual será realizada no dia 07 de agosto, às 16 horas, na Casa de Angola, em Salvador (BA).

Fruto da parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil (SAv/MinC), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA), o PROGRAMA CPLP AUDIOVISUAL, coordenado pela BRAVI, entidade responsável pela Unidade Técnica de Gerenciamento Executivo sediada em São Paulo, tem como objetivo fomentar a produção e a teledifusão de conteúdos audiovisuais entre países de língua portuguesa e promoverá Concursos Nacionais de Seleção de Projetos de documentários e telefilmes de ficção em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No Brasil, as atividades de inscrição e seleção dos Editais são coordenadas pela Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC), pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pela Associação de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI).

Os três eixos programáticos são:

O concurso DOCTV CPLP, de fomento à produção e a teledifusão, que está em sua segunda edição e visa sistematizar ações de capacitação, coprodução e teledifusão de documentários. O edital propõe um modelo de operação em rede por meio do qual, de forma simultânea, cada país participante coproduz um documentário nacional e as respectivas emissoras de televisão exibem as produções.

O FICTV CPLP, em sua primeira edição e é dividido em duas linhas. A primeira, de apoio a produção, contará com convocatórias nacionais em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal. A linha selecionará quatro projetos inéditos para a produção de telefilmes de ficção de 52 minutos, com orçamento de 150 mil Euros cada.

A segunda linha, que apoia o desenvolvimento de projetos, promoverá convocatórias nacionais em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, selecionando cinco projetos inéditos para desenvolvimento de projetos técnicos de realização de telefilmes de ficção, de 52 minutos, com orçamento de 40 mil Euros.

Os projetos apoiados nas duas linhas do FICTV devem ser adaptados de obras literárias nacionais. As inscrições ficarão abertas até dia 31 de outubro.

 

Mais informações: www.cplp.org

 

Categorias: Notícias
Tags:

Notícias relacionadas