Após ter sua estreia brasileira na abertura do Festival Cine PE em julho de 2019, o longa-metragem Frei Damião – O Santo do Nordeste, da produtora associada Fábrica Estúdios, foi selecionado para mais dois festivais.
Na última semana de novembro, o filme participará da competição de longas do 14º Festival Audiovisual Comunicurtas da UEPB, em Campina Grande, Paraíba. No dia 30 de novembro, será exibido na mostra “Sob o Céu Nordestino” no 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e João Pessoa, também na Paraíba.
Dirigido por Deby Brennand, o documentário retrata a trajetória de vida e fé de um missionário italiano pelo nordeste brasileiro em seu caminho para a santidade. Através de reconstituições, imagens inéditas de arquivo e depoimentos de pessoas que conviveram ou foram tocadas por sua fé, é contada a história de Pio Giannotti, mais conhecido como Frei Damião de Bozzano: sua juventude na Itália, sua participação na primeira guerra mundial, a atuação como missionário no Brasil desde os anos 30 até sua morte em 1997 e os relatos de milagres que o levaram a ser chamado popularmente de o “Santo do Nordeste”.
O longa foi rodado em 2018 em diversas cidades dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além da Itália, país natal do frade capuchinho, e será distribuído no Brasil pela também associada Elo Company.