Marcelo Calero toma posse como ministro da Cultura

Marcelo Calero tomou posse como ministro da Cultura na tarde desta terça (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, em cerimônia com a presença do presidente em exercício, Michel Temer, e dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Mendonça Filho (Educação).

Em seu discurso, o novo ministro afirmou que vai aprimorar mecanismos de financiamento e dará destaque a questões como a regionalização e a territorialização nos investimentos. “O financiamento público é uma ferramenta imprescindível para que a cultura cumpra sua tarefa elementar de sustentação da nacionalidade, permeando, entre bens tangíveis e intangíveis, o cotidiano e o campo simbólico de nossa gente”, declarou Calero, ex-secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Poucos dias após a decisão de fundir os ministérios da Educação e Cultura, o governo interino voltou atrás e uma Medida Provisória, publicada no Diário Oficial na segunda-feira (23), recriou o MinC.

Na cerimônia, Calero disse ainda que pretende promover “um amplo, franco e produtivo diálogo com os mais diversos segmentos que estão no campo da cultura”.

(foto de Valter Campanato/Agência Brasil/Divulgação)

Notícias relacionadas