Marcelo Freixo dá continuidade ao Ciclo de Encontros com Pré-candidatos à Prefeitura do Rio com representantes do audiovisual

Em mais um dia do Ciclo de Encontros com Pré-candidatos à Prefeitura do Rio com representantes do audiovisual, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) re reuniu na manhã desta quarta (3) com profissionais do setor na sede da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão no Rio. O ciclo é organizado pela BRAVI, Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) e o  Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV).

Entre os temas debatidos foram citados o orçamento destinado à Cultura, políticas de isenção fiscal e a burocracia na autorização de filmagens nas ruas do Rio, assunto abordado também nos encontros com outros pré-candidatos.

“Foram aprofundados temas sobre qual o papel que o audiovisual pode cumprir numa cidade que precisa ser mais democrática. Também falamos das limitações da RioFilme hoje, da transparência nos editais, a importância e o papel dos cineclubes, além da necessidade de o audiovisual chegar a toda a cidade”, declarou Freixo.

Para a diretora da Abraci, Daniela Broitman, a conversa com o candidato foi importante para alinhar as demandas do setor. “A proposta do Freixo vem de encontro com o que a Abraci pensa para o audiovisual, que a cultura possa ter um papel transformador em uma cidade democrática, com uma RioFilme forte e transparente. Isso faz parte de um projeto de cidade no qual a cultura tem um papel fundamental”, disse.

Vice-presidente do Sicav, Leonardo Edde avalia que, no encontro desta quarta, os representantes das entidades e o deputado tocaram em pontos expressivos sobre o impacto da atuação do setor. “O mais produtivo foi discutir a relevância do audiovisual na cultura e na organização da cidade e na criação do cidadão, o papel de agregador do audiovisual.”

Conselheiro federal da BRAVI, Marco Altberg destacou que o candidato foi atento às demandas dos representantes do setor. “Ele demonstrou conhecer as questões não só do audiovisual, como da cultura e da cidade”, disse ele, lembrando que o Ciclo de Encontros segue em frente. “Estamos dando continuidade a essa inciativa das entidades função da associação em convidar todos os pré-candidatos e candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro para debater com as lideranças do audiovisual.”

Notícias relacionadas