Primeiro longa-metragem em stop motion brasileiro, a animação “Minhocas” estreia nos cinemas nacionais no dia 20 de dezembro. Produzido pelas produtoras independentes AnimaKing e Glaz Cinema, associadas à BRAVI, em coprodução com a Globo Filmes e Fox Film do Brasil, o filme conta a história de Júnior, uma minhoca que vive a crise da pré-adolescência e, ao tentar se exibir para colegas, é capturado por uma escavadeira e levado para um lugar onde as minhocas são controladas por um tatu-bola que quer dominar o mundo.
Inspirada no curta “Minhocas”, também produzido pela Animaking em 2006, a produção é resultado de um projeto que levou seis anos para ser concluído, com orçamento total de cerca de R$ 10 milhões.
O orçamento contou com R$ 1,6 milhões vindos do Fundo Setorial do Audiovisual e patrocínio das empresas Porto Seguro, Goodyear, Petrobras, C&A, Montcalm, Cinemark, MCM por meio de linhas de incentivo. O filme contou ainda com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo por meio do PROAC e da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Por enquanto, o filme tem sua distribuição acertada apenas em cinemas brasileiros, mas a expectativa é que ele chegue a janelas internacionais. A produção já conta com versões em português e inglês, e a sincronização da fala dos personagens focou a língua internacional.