Inspirada em fatos reais e com apenas cinco episódios, a minissérie “Cidade Invisível”, da Forest Comunicação, acaba de chegar à Amazon Prime, uma das principais plataformas de Video On Demand (VoD). A minissérie apresenta ao público a cidade ficcional de Nova Esperança. O nome pode enganar, mas Nova Esperança não é um lugar para sonhos. Conhecida pela beleza paradisíaca, a cidade paraense em território amazônico esconde a violência da exploração do trabalho escravo.
A ideia para o drama surgiu do contato do roteirista e diretor Thiago Foresti com o tema da escravidão moderna, inclusive acompanhando uma operação de resgate de trabalhadores em uma usina de álcool em Nossa Senhora do Chumbo, na zona rural de Poconé-MT, em 2013. Desde então, Foresti se estabeleceu em Brasília-DF e, com apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), formou uma parceria com o diretor Renan Montenegro para gravar “Cidade Invisível”.
A obra estimula o debate sobre as condições de trabalho no mundo contemporâneo. Cada episódio segue o caminho de um dos cinco protagonistas e mostra a escravidão moderna, o trabalho infantil, a prostituição e a exploração, temas que atingem personagens reais todos os dias no Brasil. O quinto episódio da série amarra toda a história e traz um panorama sobre as condições de trabalho na Amazônia.
A minissérie, com a participação especial de André de Biase e Patrícya Travassos, foi anteriormente exibida nos canais de TV pública e percorreu festivais nacionais e internacionais. “Cidade Invisível” foi prestigiada por eventos no Rio de Janeiro, Porto Velho, Marselha e Seoul. Em Los Angeles, recebeu prêmios de melhor série de drama e roteiro.