Ministério da Cultura anuncia nova estrutura, que terá Secretaria de Economia da Cultura

Após lançar o Programa de Valorização do Servidor, o Ministério da Cultura (MinC) apresenta sua nova estrutura organizacional. O ministério seguirá composto por seis secretarias, entre elas as novas Secretaria da Economia da Cultura e a Secretaria de Infraestrutura Cultural. As diretorias antigas passam a formar departamentos, em harmonia com a nomenclatura utilizada em outros ministérios. Os departamentos estão divididos em coordenações-gerais. Em parte dos casos, as coordenações-gerais reportarão diretamente aos secretários.

“A nova estrutura busca resgatar a credibilidade do Ministério da Cultura e a dimensão simbólica da Cultura no coração dos brasileiros”, declarou o ministro da Cultura, Marcelo Calero, em comunicado da assessoria de imprensa.

Sob o comando de Mariana Ribas, a Secretaria-Executiva (SE) contará com duas subsecretarias: a Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE), responsável pela gestão de pessoas, tecnologia de comunicações e informação e planejamento estratégico do ministério; e a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), que segue com as atribuições de gestão interna, financeira e orçamentária.

A Secretaria da Economia da Cultura (SEC) mapeará a cadeia produtiva da cultura de forma ampla e abrangente e atuará em parceria com as outras secretarias e entidades vinculadas do Sistema MinC. Designado, o advogado Claudio Lins de Vasconcelos comandará a Secretaria da Economia da Cultura, que atuará em três frentes: estimulando a sustentabilidade de atividades tradicionais, de vanguarda e de experimentação de linguagem; incentivando o empreendedorismo cultural; e apoiando o desenvolvimento de estratégias para a indústria cultural de alta performance.

No novo desenho do MinC, a Diretoria de Direitos Intelectuais, antes vinculada à Secretaria-Executiva, passa a ser um departamento da nova Secretaria. São ainda departamentos desta Secretaria o Departamento de Estratégia Produtiva e o Departamento de Sustentabilidade e Inovação.

Na nova estrutura, a Secretaria do Audiovisual (SAV), sob o comando do produtor Alfredo Bertini, passa a contar com a Coordenação-Geral de Novas Mídias, vinculada diretamente ao Secretário, que tratará dos temas relacionados aos novos formatos de produção, além do Departamento de Políticas Audiovisuais.

Para a informações completas sobre a nova estrutura, acesse o site do MinC. E para conferir o decreto no Diário Oficial da União, clique aqui.

Tags:

Notícias relacionadas