Acontece nesta terça-feira, 3, a solenidade de posse de Nabil Bonduki, que assume a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em substituição a Juca Ferreira, que recentemente reassumiu o Ministério da Cultura. A cerimônia será às 10h na Sede da Prefeitura.
Nabil Bonduki é vereador (PT). Tem uma longa trajetória na prefeitura de São Paulo. Foi superintendente de habitação popular da prefeitura de São Paulo no governo de Luiza Erundina (1989-1992). Como vereador de São Paulo, foi considerado pelo Movimento Voto Consciente um dos melhores da legislatura de 2001-2004. Voltou à Câmara Municipal para a legislatura 2013-2016. No primeiro mandato, foi autor do substitutivo do Plano Diretor Estratégico e dos planos regionais das 31 subprefeituras, formulou o VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais e criou leis de apoio e fomento à cultura.
Em 2011, exerceu a função de secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, quando coordenou a implementação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.
Em 2012, foi eleito com 42.411 votos e em seu primeiro ano de mandato construiu diversas ações ligadas à defesa do espaço público, do meio ambiente e da cultura, como a ampliação do programa VAI (modalidade 2). Em setembro de 2013, foi escolhido o relator do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, aprovado e sancionado em 2014.