O elemento comum entre os canais de maior audiência no YouTube é a autenticidade, destacou Kelly Merryman, VP de parcerias de conteúdo da plataforma. Ela fez uma apresentação no RioContentMarket com o tema “O Futuro do Entretenimento” na noite de quarta-feira, 26, e comparou a tarefa de conquistar audiência no ambiente digital com a de ganhar a atenção de alguém em uma caminhada por uma povoada cidade indiana. “É difícil competir com cheiros, barulhos, cores e falta de ordem. É difícil ter sua voz ouvida e encontrar sua audiência”.
Um dos maiores produtores de conteúdo brasileiro no YouTube, Iberê Thenório, do Canal Manual do Mundo, falou sobre a importância da periodicidade para a construção da audiência e como a plataforma tem ajudado em alavancar projetos no mundo offline. O Manual do Mundo ganhou um livro e série no canal Cartoon Network. Participaram também do debate Mia Goldwyn, do StyleHaul, e Glen Valente, do SBT, emissora que tem parceria com o YouTube. Ele disse que as reações da audiência na plataforma tem influenciado na maneira como o conteúdo da televisão é produzido. “Hoje, 100% das pegadinhas do Programa Silvio Santos são pensadas para virar viral”, disse.
O apresentador Luciano Huck também participou do painel do YouTube para falar sobre sua ONG, o Instituto Criar de Televisão, Cinema e Novas Mídias, que é parceiro da plataforma no YouTube Space, projeto desenvolvido para oferecer suporte de produção aos produtores de conteúdo. O Instituto Criar fica em São Paulo tem como missão formar profissionais para a indústria audiovisual. O projeto de dez anos já formou 1600 alunos. Destes, 90% estão empregados na área.
O YouTube é visto por mais de 1 bilhão de pessoas por mês em todo mundo. No Brasil, são 100 milhões de usuários que assistem a vídeos todos os meses na plataforma.