O filme Deserto Particular, do diretor Aly Muritiba, foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2022. Produzido pela Grafo, Fado Filmes e Muritiba Filmes, com distribuição no Brasil da Pandora Filmes, Deserto Particular entra no circuito comercial de cinemas no país em 25 de novembro.
O longa conta a história de Daniel, vivido pelo ator Antonio Saboia (Bacurau), um policial exemplar, que acaba cometendo um erro que coloca sua carreira e honra em risco. Não vendo mais sentido em continuar vivendo em Curitiba, ele parte em busca de Sara, a mulher com quem se relaciona virtualmente.
Aly Muritiba também dirigiu Ferrugem, Tarântula e Pátio, além de episódios da série O Caso Evandro, da Globoplay.
Premiado no Festival de Veneza deste ano, onde ganhou o prêmio do público Premio Del Pubblico BNL 2021, da Mostra Venice Days, o filme disputou a escolha com os longas 7 Prisioneiros, A Nuvem Rosa, A Última Floresta, Cabeça de Nêgo, Callado, Carro Rei, Cavalo, Doutor Gama, Limiar, Medida Provisória, Meu Nome é Bagdá, Por que Você Não Chora?, Selvagem e Um Dia com Jerusa.
Deserto Particular estará na programação da 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e estreia no circuito comercial em 25 de novembro.