Quatro produções brasileiras foram selecionadas para a mostra competitiva do Festival Internacional de Animação de Annecy, um dos principais eventos do gênero, que acontece de 13 a 18 de junho, na França. ‘Caminho dos Gigantes’, de Alois di Leo, está na competição de curtas e ‘The World of Autism’, de Guilherme Marcondes, compete na categoria de filmes encomendados (comissioned films). Em coprodução com Chile, Colômbia e Argentina, ‘Puerto Papel – Amor de Papel’, de Alvaro Ceppi e Hugo Covarrubias, compete pelo troféu de melhor telefilme. Na categoria graduation films, ‘A Man Called Man’, de Guy Gomes Charnaux Rocha, coproduzido no Canadá, também está na disputa.
Com cerca de 11 minutos de duração, ‘Caminho de Gigantes’ conta a história de Oquirá , uma menina indígena de que tenta entender o ciclo da vida em uma floresta de árvores gigantes. Em ‘Puerto Papel – Amor de Papel’, a protagonista Matilda acorda com poderes novos a cada dia e passa por aventuras na fictícia cidade litorânea de Puerto Papel. Já em ‘The Word of Autism’, Jacob é um menino que começa falar depois de completar 4 anos. Sem contato visual e poucas palavras, ele se comunica como os autistas. ‘A Man Called Man’ mistura família, amor, violência e morte com referência aos filmes sobre o Velho Oeste.
O Brazilian TV Producers (BTVP), programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai promover a presença da delegação brasileira em Annecy. Em breve, haverá uma chamada para os produtores que quiserem participar.