Nesta quarta-feira, 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, foram anunciados os vencedores do Prêmio Grande Otelo 2024, o mais importante do audiovisual brasileiro.
Realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, o evento este ano fez uma homenagem ao Cinema Novo, quando se comemora os 60 anos do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.
Foram anunciados 30 prêmios para longas-metragens, curtas e séries brasileiras: 29 produções escolhidas por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, além do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, que teve votação do público pelo site da instituição. A lista de finalistas reuniu mais de 200 profissionais, 39 longas-metragens brasileiros, 5 longas ibero-americanos, 15 curtas-metragens brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 16 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).
O destaque da noite foi “Pedágio”, de Carolina Markowicz (produção Biônica Filmes), que ganhou os prêmios de Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.
O filme “Mussum, o Filmis”, da Camisa Listrada, também foi destaque, sendo premiado com 4 troféus (o de melhor figurino, maquiagem, ator longa-metragem e primeira direção longa-metragem).
Entre os premiados também estão “O Caso da Escola Base”, da Mistika (melhor série brasileira documentário, de produção independente – TV aberta, TV paga ou streaming) e “Cangaço Novo”, produção da O2 Filmes (melhor série brasileira ficção, de produção independente – TV aberta, TV paga ou streaming e melhor atriz série de ficção).
Maurício de Sousa Produções levou o prêmio de melhor longa-metragem infantil com o filme “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo” e a Buriti Filmes e Belli Studio foram premiadas, respectivamente, nas categorias melhor longa-metragem de animação, com “Perlimps” e melhor série brasileira animação, de produtora independente, para TV aberta, TV paga ou streaming, com “Esquadrão do Mar Azul”.
A BRAVI parabeniza a todos os premiados e acredita que a maior vitória da noite foi da produção independente brasileira. Veja a lista completa dos premiados no site da Academia Brasileira de Cinema.