Promovido pela TêmDendê Produções, o Talentos Brasil ano II vai dar início à abertura das salas de roteiros dos cinco projetos selecionados pelo edital próprio da empresa. Piscina (de Leandro Goddinho), Pais dos Pais (Guilherme Mattos de Carvalho e João Schlaepfer), Loba (Luiz Bertazzo), Até o Fim do Mar (Thiago Pinheiro) e Éden Esporte Clube (Luciana Guerra Malta) tiveram recursos confirmados pela Agência Nacional do Cinema, garantidos por meio do Suporte Automático do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, para contratação de obras.
“O Talentos Brasil é um edital que criamos para potencializar o cenário do audiovisual no Brasil, recebendo projetos de profissionais da área e tornando possível a sua realização. Esses cinco projetos contemplados têm histórias muito bem construídas que agora poderão ser produzidas movimentando a cena, gerando trabalho”, defende Vânia Lima, diretora da TêmDendê Produções.
O valor destinado ao edital tem origem em uma premiação que a Agência Nacional de Cinema (Ancine) entrega para produtoras que mais comercializam obras audiovisuais. Essa verba fica em uma conta aberta pela Ancine e a produtora pode usar para investir em obras de desenvolvimento, produção e finalização. A partir disso, a TêmDendê escolheu destinar essa premiação para financiar o desenvolvimento de projetos de autores que se inscrevem no edital, potencializando a diversidade de produções no audiovisual brasileiro.
O edital será lançado em breve.
Em sua primeira edição, o Talentos Brasil selecionou e contratou obras como o curta Dia de Cão de Amanda Aouad, dirigido por Ruy Guerra, em uma experiência educativa na Bahia; e o documentário musical Antes que Me Esqueçam, Meu nome é Edy Star, roteirizado por Carollini Assis e dirigido por Fernando Moraes. O documentário foi finalista da 11ª edição do IN-EDIT-BRASIL, Festival Internacional do Documentário Musical.