“Quando o Brasil era Moderno”, produzido pela Ocean Films e distribuído pela O2Play, estreia no Festival É Tudo Verdade

A arquitetura brasileira foi uma das mais revolucionárias do século XX e influenciou gerações de arquitetos no mundo todo. Mas houve um tempo em que a escolha de um estilo arquitetônico significava também a escolha de um projeto para o país. “Quando o Brasil era Moderno”, produzido pela Ocean Films e distribuído pela O2Play, conta a história de uma disputa que começou nos anos 30 com a construção da sede do Ministério da Educação e Saúde no
Rio e teve seu auge com a inauguração de Brasília em 1960. O  documentário, inspirado no livro “Moderno e Brasileiro”, de Lauro Cavalcanti, conta, através da arquitetura moderna, um século de disputas pelo projeto político de um país.

Contando com entrevistas de 26 figuras importantes não só na arquitetura, mas também na história e nas artes visuais, tais como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e Rosana Paulino, e através de fotografias, filmes e imagens de arquivo, “Quando o Brasil era Moderno” constrói uma linha do tempo na qual se acompanha o desenvolvimento do conceito de modernidade no Brasil.

O filme mostra como as disputas estéticas nas artes (na pintura, na poesia, na arquitetura) e na educação (o movimento da escola nova e os grupos católicos) também estavam intimamente ligados às disputa de poder, com cada grupo querendo fazer valer o seu projeto políticos. Disputas estas que permanecem até os dias de hoje.

O documentário tem direção de Fabiano Maciel e contou com investimento do BB Asset Management, financiado via Lei do Audiovisual da ANCINE, e contemplado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, geridos pelo BRDE.

O filme teve sua estreia brasileira no festival “É Tudo Verdade”,  neste final de semana no Rio de Janeiro e São Paulo, com sessões hoje, às 20h30, no CineSesc (R. Augusta, 2075 – Cerqueira César), e amanhã, às 17h, na Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)

FESTIVAL É TUDO VERDADE

A 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários acontece até o dia 13 de abril, simultaneamente em salas de cinema em São Paulo e no Rio de Janeiro, sempre com entrada franca, apresentando ainda uma programação em streaming, no Itaú Cultural Play, de 10 curtas-metragens brasileiros, entre os dias 14 e 30.

A programação do festival você confere aqui.

Categorias: Notícias Notícias Dos Associados.

Notícias relacionadas