Quarta edição do RioContentMarket acontece em um cenário otimista para a produção nacional

O RioContentMarket 2014 teve seu início oficial às 20h do dia 11 de março. O maior encontro do mercado audiovisual na América Latina reúne durante três dias no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, executivos, produtores, roteiristas, diretores e outros profissionais do mercado audiovisual, setor que tem motivos de sobra para acreditar no público brasileiro. Marco Altberg, presidente executivo da BRAVI, entidade organizadora do evento, destacou a importância do encontro, que chega à quarta edição. “Na numerologia, o número quatro está ligado à casa e à família, e neste ano, chegamos a quase 430 associados à BRAVI. Serão três dias de encontros, palestras e negócios que fortalecerão ainda mais essa família”.

Com Paulo Betti como mestre de cerimônias, a abertura oficial do evento teve outros números interessantes apresentados por Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine. “Durante 2011 e 2012, a TV por assinatura cresceu por volta de 25% no Brasil e, em 2013, mais 12,3%. Hoje temos 18 milhões de assinaturas, o que representa 28% das casas do território nacional. Por conta da Lei 12.485, hoje, cerca de 80 canais exibem conteúdos nacionais”, disse Rangel. Para corroborar o crescimento expressivo do setor audiovisual no Brasil, a Ancine estima que, até 2017, o mercado brasileiro de TV paga tenha 35 milhões de assinantes. “Quem se dedica ao país, pode continuar a investir”.

Para o diretor da RioFilme, Adrien Muselet, este é um dos maiores encontros da TV mundial. “É importante que executivos venham ao Rio de Janeiro para tomar esse tipo de decisão. É um evento sério, com qualidade impressionante”, ressaltou. A opinião foi compartilhada por Christiano Braga, gerente executivo de Projetos Setoriais da Apex-Brasil. “O resultado que temos aqui hoje começou há 10 anos, quando a BRAVI entrou em contato conosco, para alcançar mercados estrangeiros”. Entre os presentes também estiveram Felipe Lopes, da secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Mario Borgneth, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

A partir do dia 12 de março acontecem painéis como “Adaptação – Criação de Série de TV”, com Gideon Raff, criador e produtor executivo da série Homeland e o “Kids Experience” com executivos do Cartoon Network (Viacom) e Nickelodeon. Apex-Brasil, Ministério da Cultura e secretarias de Cultura do Rio de Janeiro e São Paulo completam o quadro do primeiro dia de painéis.

Mesmo antes da cerimônia oficial de abertura, o RioContentMarket 2014 já havia mostrado a que veio com o warm-up que aconteceu no dia 11 de março. Das 9h às 18h30 diversos encontram tomaram lugar no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca. Entre os temas abordados, maneiras de tornar um projeto audiovisual internacional, e o que os canais internacionais procuram no Brasil, além de conteúdo on demand, estudos de caso de produção internacional, fundos internacionais, financiamentos alternativos e festivais.

Notícias relacionadas